sábado, 30 de abril de 2016

FINALMENTE … MAS




(Crescimento ligeiramente acima do previsto em França e em Espanha (para que será preciso um governo?) no 1º trimestre de 2016 atiram finalmente o PIB da zona euro para níveis ligeiramente acima dos prevalecentes antes da crise de 2007-2008, mas haverá matéria para festejar?)

Houve quem celebrasse o registo simbólico de passados mais de 8 anos, o PIB da zona euro ultrapassar finalmente o que prevalecia neste espaço económico antes dos acontecimentos turbulentos de 2007-2008. Não haverá por certo melhor indicador de recuperação tão agónica e, direi eu, melhor demonstração da inépcia da gestão macroeconómica da crise pelas bandas da UE, apesar das piruetas e contorcionismo de Draghi.


Se pensarmos melhor não haverá muito que celebrar, já que o crescimento global da zona euro é ainda insuficiente para compensar os custos da terapia usada na crise das dívidas soberanas, como sobretudo os casos da Grécia e Portugal continuam a fazer-nos lembrar. Numa união económica e monetária, os mais avançados teriam que estar a crescer a ritmos bem mais elevados para compensar as agruras dos que experimentam os efeitos dos choques assimétricos. Ora, o esforço contorcionista de Draghi mostra que as coisas não estão resolvidas a nível global. Além disso, se tudo estivesse bem, não se falaria tanto como hoje de “HelicopterMoney”. Nem os fundadores da política monetária imaginariam que no século XXI o conceito voltasse à praça pública, não como mero interesse intelectual, mas como medida de último recurso.

Francesco Saraceno no Sparse Thoughts of a Gloomy European Economist tem razão em zurzir na ideia de celebração. Assino por baixo.

Sem comentários:

Enviar um comentário