sexta-feira, 1 de abril de 2016

FLÂNEUR ACIDENTAL NA CIDADE QUE SE RENOVA





Não há melhor palavra para descrever a minha preferida maneira de usufruir da Cidade do que o termo flâneur. Não é diletância, é apenas a inexistência de uma outra expressão que melhor descreva o errar pelas memórias afetivas da Cidade, embora determinado pela necessidade de cumprir um ato prosaico, o aparar o cabelo e a barba branca na Invicta, que faz hoje 48 anos.

Pois esse ato prosaico e de rotina irregular transporta-me para uma zona da Cidade de todas as memórias, o Carmo e as suas imediações. E aqui a Cidade sob a pressão turística renova-se incessantemente. Hoje, a fila de estrangeiros embasbacados para entrar na Lello era imensa, um trompete troante e poderoso ecoava na Praça dos Leões também de todas as memórias, a Praça de Lisboa estava esfusiante de gente, imaginem às onze da manhã. O espaço dos velhos Armazéns do Castelo está finalmente renovado e a Ach Brito ocupou-o com uma loja atrativa de utilidades e adornos, onde comprei um delicioso carro de bombeiros em madeira para o Francisco. A antiga livraria da Imprensa Nacional em frente ao Diplomata está finalmente ocupada e a papelaria Sousa Ribeiro do meu colega e amigo Zé Sousa Ribeiro preenche esse espaço com uma montra de fazer água na boca a artistas. Sucedem-se os espaços de restauração, algumas lojas de decoração mais alternativa emergem e a loja da Universidade do Porto está cada vez mais apelativa, estimulando o bom gosto estético. Os turistas devoravam os elétricos que circulavam pela Praça em frente ao piolho, onde acabei com um café e uns dedos de leitura.

A capa do Wine Spectator era apelativa pois tinha uma imagem de Sting e da sua mulher Trudie que materializava a reportagem da revista em torno da sua quinta Il Palagio na Toscânia onde o casal se dedica à produção de vinho. Mas o que ficou na memória desta manhã de flâneur acidental foi uma publicidade da Illy, o meu café de referência, com um texto de Francis Ford Coppola, a melhor maneira de fechar este relato matinal:

“Sou um amante do cinema, do vinho e do café. Pensei sobre a correlação existente entre estas paixões e cheguei à conclusão de que cada uma delas combina dois dos meus interesses ao longo da vida – ciência e contar histórias. Sempre adorei gadgets e recordo vivamente a primeira vez em que o Ernest veio visitar-me. Ele dirigiu-se à máquina Expresso e gastou cerca de 20 minutos a inspecioná-la e ajustá-la. Enquanto isso, dizia-me: ‘Os produtores de vinho têm muita sorte. Depois da produção, só têm que verter o vinho para um copo. Nós temos de conseguir a trituração ideal do café, a temperatura adequada da água, a pressão ideal e o fluxo ideal’”.

Um bom dia para todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário