quarta-feira, 2 de maio de 2012

MARKETING OU PROVOCAÇÃO?

(do Diário de Notícias)


Não imagino que difusão internacional irão ter as imagens da muito particular comemoração do 1 de Maio em Portugal com a corrida aos supermercados Pingo Doce para aproveitar o desconto de 50% em compras acima de um dado limiar que me escapou. Mas se a tiver trata-se não há dúvida de uma boa imagem do estado calamitoso em que hoje se encontra a sociedade portuguesa que certamente irá sobrepor-se a qualquer campanha de comunicação baseada na excelência de portugueses que trabalham por esse mundo.
Marketing agressivo ou simples provocação política é uma boa questão que pode ser colocada. Continuaremos à espera de que a autoridade da concorrência ou essa desorientada ASAE se pronunciem sobre a legalidade da iniciativa e sobretudo sobre o que ela pode representar como machadada final em algum pequeno comércio. Pelo teor de intervenção dessas autoridades no passado talvez esperemos sentados, pois certamente não resultará dessa investigação qualquer resultado.
Do ponto de vista comercial, utilizar o início do mês e um feriado e explorar a compressão forçada do consumo de muitas famílias pode resultar de alguma intuição comercial. Mas fazer coincidir a iniciativa com uma data que continua a manter para as organizações sindicais algum significado cheira a provocação, sobretudo vindo de uma família que não se tem coibido de fazer da sua capacidade empresarial uma forma de intervenção política.
As imagens que circularam sobre a corrida ao desconto trouxeram uma mescla de procuras que iam das famílias visivelmente em dificuldades de compressão forçada de consumo, que viam na operação uma espécie de conquista, de negócio do mês, pelo menos, aos visitantes com automóveis de topo de gama que certamente maximizaram o seu desconto global, frequentando estabelecimentos Pingo Doce das avenidas novas ou da Foz no Porto. Uma imagem pitoresca mas seguramente real do “divide” que cava hoje a sociedade portuguesa.
Que terá António Barreto a dizer sobre isto?

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