quinta-feira, 25 de junho de 2015

GRÉCIA: PESADELOS E INSÓNIAS




(Um post para arrumar pensamentos e acalmar fúrias)

A trama das negociações entre o governo grego de Tsipras e os seus credores internacionais sob a supervisão não equidistante das autoridades europeias e do FMI tem-se desenvolvido a uma velocidade vertiginosa, acontecendo algo de similar ao que por vezes ocorre quando num livro ou num filme perdemos momentaneamente o sentido da trama que estava em desenvolvimento. Os LIVE BLOGS, por exemplo o do Financial Times e também agora o do Observador, ajudam a compreender a vertigem da negociação. Para mais, numa negociação em que não existe confiança entre as partes, é difícil frequentemente perceber se o que vai aparecendo na comunicação social em matéria de propostas e contrapropostas corresponde a decisões racionais focadas no avanço das negociações ou se são simplesmente ideias que se lançam para a mesa para compreender melhor o racional da outra parte, obrigando-a a clarificar argumentos e a revelar reais intenções.

Vertigem significa frequentemente náusea e de facto torna-se difícil seguir todo este processo sem a estranha sensação de impotência e incomodidade do cidadão comum face às consequências nefastas de cenários que podem naturalmente concretizar-se.

Em primeiro lugar, é cada vez mais claro para mim que existe uma complexa imbricação entre dois problemas estruturais: a insuficiência estrutural do edifício do Euro e o problema estrutural da Grécia em assegurar a sua sustentabilidade competitiva no âmbito da integração europeia e da zona euro. A imbricação é clara: o problema grego coloca a nu as fragilidades do edifício do Euro e a insuficiência estrutural deste último ajuda a complicar o que já de per si seria complicado.

De facto, é cada vez hoje mais claro que o regime do Euro agrava desigualdades existentes, amplificando excedentes e défices comerciais externos de, respetivamente, países mais robustos e competitivos e de países menos robustos e competitivos. E é também claro que os protagonistas mais fortes do regime e que tendem a desenvolver excedentes comerciais externos não estão preparados e não prepararam os seus eleitorados internos para a evidência de que não podem indefinidamente manter excedentes comerciais. Ou seja, não estão preparados para reflacionar as suas economias e episodicamente desenvolver défices públicos internos para que os menos robustos possam recuperar alguma competitividade no seio da moeda única, não sendo obrigados à penosidade da chamada desvalorização interna introduzida pelas políticas de austeridade generalizada. Ou seja, o edifício do Euro continua a não dispor de um mecanismo global interno que permita atalhar as crises de balança de pagamentos que o regime do próprio Euro está a provocar nos menos robustos e competitivos.

Por sua vez, o modelo económico grego é caracterizado por uma dependência dinâmica que o crescimento económico tem do consumo privado (e não do consumo público como visões distorcidas do problema grego têm vindo a alimentar), não sendo o aparelho produtivo grego capaz de assegurar um maior peso de exportações no PIB, mantendo-se muito limitado às receitas do turismo como modalidade de “exportação de serviços”. É ainda caracterizado por uma fiscalidade que protege a captura de rendas e pela significativa presença de atores económicos relevantes situados fora do raio de punção fiscal do Estado. Numa economia que depende dinamicamente do consumo privado para crescer e longe do poder de extroversão que uma Irlanda e um mais incipiente Portugal apresentam, não é necessário ter passado pelos manuais de macroeconomia para perceber que um ajustamento por via da austeridade teria de destruir significativamente produto. Como seria antecipável, mais de um quarto de produto anual foi destruído e pergunta-se naturalmente como é que numa situação deste tipo os credores internacionais ficarão mais protegidos e mais seguros de que receberão o dinheiro anteriormente emprestado?

Como sublinhámos no nosso último post, se tivermos em conta os saldos orçamentais sem o pagamento de juros de dívida e neutralizarmos o efeito do ciclo económico (neste caso da recessão da economia grega) sobre as receitas e despesas do Estado, a Grécia é o país da zona Euro que apresenta melhores resultados, ou seja, não podemos afirmar que os gregos sejam em termos de contas públicas uns desbaratinados. Karl Whelan mostrou ainda que os gregos têm feito apreciáveis progressos no ajustamento do sistema de pensões, embora não na modalidade de cortes que não constitui uma reforma de sistema mas tão só corte de despesa.

Quer isto significar que as negociações entre credores e governo grego acontecem sem se vislumbrar qualquer solução duradoura para o problema estrutural da zona Euro, bem como o governo grego é atirado por esses mesmos credores para decisões pontuais que não asseguram que o bloqueio estrutural da competitividade do modelo económico grego esteja a ser tido em conta. É por isso uma negociação que tem estritamente em conta os interesses de curto prazo dos credores e isto mostra o estado lastimável a que o projeto europeu foi conduzido.

A leitura do documento que não tem ainda o acordo do governo grego que foi presente à reunião já iniciada do Eurogrupo mostra algumas aproximações entre as partes (ver aqui artigo de Peter Spiegel no Financial Times e aqui texto em apreciação). Está por exemplo estabilizada a ideia de um IVA com três taxas, 23% (estendida à restauração tal como cá, o que mostra que a cartilha é a mesma), 13% e 6%, sendo esta última taxa aplicada produtos farmacêuticos, livros e teatro, fixando-se o IVA para a energia em 13%. Está também consagrada o aumento da idade de reforma para os 67 anos já em 2022, antecipando a data de 2036 proposta pelo governo grego. Os credores não aceitaram a proposta grega de um imposto sobre os lucros das sociedades superiores a 500.000 euros, embora tenham aceite uma subida do IRC de 26 para 28%, bem como rejeitaram as isenções de IVA para as ilhas gregas.

Face aos problemas do euro que não estão a ser contemplados e tendo em conta que a aproximação ao bloqueio estrutural do modelo económico grego também está a ser adiada, chega-se rapidamente à conclusão de que as questões em jogo no acordo com os credores são “peanuts” face à dimensão estrutural dos problemas que estão a ser escamoteados. Tudo isto padece pois da mais refinada hipocrisia.

No meio de tanto ruído, vale a pena ler o artigo de Lawrence Summers no Financial Times, no qual para além de alertar para os perigos insondáveis de uma rotura grega, Summers envia um recado sensato ao FMI e aos líderes europeus:

O FMI tem de reconhecer que agora não se trata de números. É alta política europeia que está em jogo. O seu papel deverá ser o de apoiar qualquer acordo que evite a rotura. A hora é tardia. Mas frequentemente está escuro antes de amanhecer. Esperemos todos que a Grécia e a Alemanha usem este fim de semana para trabalhar profundamente sobre o assunto antes da cimeira de segunda feira.”

Não tenho a certeza que o apelo de Summers tenha sido ouvido. Mas o mais chocante é que apesar do acordo possível nada nos garante que, sem os dois problemas estruturais e de fundo estarem resolvidos, não tenhamos a curto prazo novos riscos de rotura.

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