quinta-feira, 18 de junho de 2015

AINDA O PÉRIPLO BÁLTICO

(Arquitetura Arte Nova, Riga)



(Perceções versus números da desigualdade na distribuição do rendimento)

O peso da história é demasiadas vezes por nós esquecido. No meu périplo báltico, em transição da Estónia para a Letónia (Latvia), a entrada por estrada europeia prometia pouco, talvez fruto do choque de sair de uma Estónia calma e descontraída, com uma bela estrada (Fundos Estruturais) em perfeita harmonia com a natureza e entrar numa Letónia com estrada europeia em obras e um campo claramente menos cuidado do que o estoniano.

Mas Riga compensou toda esta falsa indicação. É uma cidade vibrante, com uma escala incomparável no coração do Báltico e algumas joias das quais se destaca o vastíssimo (a escala interessa) quarteirão de arquitetura ARTE NOVA (ver imagem inicial), no qual se alojam algumas embaixadas e a Stockholm School of Economics, uma curiosidade. E aqui o peso da história é muito forte com nenhuma outra cidade báltica a apresentar um passado tão fervilhante como o de Riga e isso é uma impressão permanente de grandiosidade, escala e de requinte em muitos dos seus quarteirões. O que também é visível na célebre estância de praia de JURMALA, uma zona de 32 kilómetros de excelência de areia fina e mar calmo, estranhamente calmo.

Rapidamente nos apercebemos que o parque automóvel que circula pela cidade é de alto padrão o que contrastava claramente com o observado em Tallin e na Estónia. Procurei alguma explicação para o facto e ele está no facto da Letónia ser o país da União Europeia a 28 com maior índice de desigualdade de distribuição do rendimento, com um coeficiente de GINI acima dos 0,35 o que para o contexto EU e OCDE é um valor muito elevado.


Neste caso, as perceções e vivências urbanas alinham com os números, que não enganam. Curiosamente, ou talvez não, Portugal não está longe.


 A percentagem de rendimento equivalente apropriado pelos 20% mais ricos da Letónia destaca-se no gráfico (LV) em contraste com a percentagem apropriada pelos 20% mais pobres.


Sem comentários:

Enviar um comentário