quarta-feira, 19 de agosto de 2015

O QUE PODEREMOS ESPERAR DAS TAXAS DE JURO A LONGO PRAZO?




(Não, não se trata de um debate puramente académico, os seus resultados tenderão a afetar o nosso futuro, qualquer que seja o ponto de partida.)

Como tenho frequentemente argumentado, o estado da iliteracia macroeconómica é lamentável, o que é essencialmente induzido por um jornalismo económico ignorante que, salvo raras exceções como Rui Peres Jorge e Nuno Aguiar no Jornal no Negócios, tudo faz para considerar o debate macroeconómico algo de exotérico e assim afastá-lo da sua própria ignorância e, o que é bem pior, do público comum. Esta perspetiva bacoca é também alimentada por algumas Escolas de Gestão e Management em Portugal que continuam a considerar a macroeconomia um exoterismo próprio de académicos que não conhecem a empresa, essa sim considerada a fonte de todas as sabedorias.

Se querem um bom exemplo desta idiota marginalização da macroeconomia e dos seus problemas face aos problemas reais das pessoas concretas é o debate que se tem travado em torno do comportamento estimado para as taxas de juro de longo prazo. Só um ignorante pode considerar esta matéria como estranha às preocupações dos mortais que aspiram a ter alguma racionalidade económica nas suas decisões de mais longo prazo, seja o financiamento da educação superior dos filhos, a preparação de condições de reforma, a análise do retorno de investimentos de mais longo prazo ou a própria decisão política e democrática sobre a projeção do défice e da dívida públicos e das suas modalidades de financiamento. Problemas menores? Sinceramente não me parece que o sejam.

A questão hoje em debate com sérias repercussões no nosso futuro prende-se com o facto das taxas de juro de longo prazo poderem retomar o equilíbrio a um nível idêntico ao anterior à crise de 2007-2008 ou, pelo contrário, tenderem para um equilíbrio em que as taxas se situarão a um nível bastante inferior ao que vigorava na antecâmara da crise financeira. O gráfico que abre este post mostra que a tendência para a descida das taxas de juro de longo prazo representadas pelos yields da dívida soberana a 10 anos é, pelo menos, cerca de 12 anos anterior à crise, podendo mesmo em alguns casos ser reportada aos anos 80. O gráfico abaixo mostra uma outra coisa, essa bem mais reveladora da incapacidade dos economistas: as estimativas das taxas a 10 anos dos títulos do tesouro americanos revelaram-se sistematicamente erradas, o que prova que os fundamentos da descida prolongada ainda não foram corretamente identificados. Esta realidade mostra também como a maioria atribuiu a si própria louros num fenómeno que transcende a pequenez do mercado financeiro nacional, já que estamos perante um declínio global, atingindo o mundo desenvolvido, mas também o das economias em desenvolvimento. Quando falamos de declínio das taxas de longo prazo, é em termos nominais e reais que o declínio existe, definindo taxa real de juro como a taxa nominal devidamente ajustada pelas expectativas inflacionárias.


O Gabinete de Conselheiros Económicos do governo americano (Council of Economic Advisors), uma instituição que tem dignificado extraordinariamente a economia, dedicou-lhe em julho de 2015 um excelente e teoricamente fundamentado relatório (consultar aqui) que John Cochrane (um economista da corrente de Chicago que vale a pena seguir) no irreverente The Grumpy Economist discute com pertinência, não esquecendo a síntese que um dos membros do CEA, Maurice Obstfeld, apresenta (consultar aqui).

E, por mais surpreendente que isso possa parecer (e não o é por fundamentadas razões teóricas), é aqui que entronca a já famosa controvérsia em torno do tema da estagnação secular. Como já aqui destaquei algures no tempo, o declínio das taxas de juro de longo prazo não tem para todos os economistas a dimensão estrutural e duradoura que Lawrence Summers lhe atribui. O ex-presidente do FED americano, Bem Bernanke, associa esse declínio a um excesso de poupança a nível mundial, atribuída por Bernanke a uma exagerada acumulação de reservas cambiais, defendendo por essa razão que o declínio é reversível. Summers, pelo contrário, situa o problema mais do lado da insuficiência de procura global, entre outros motivos pela cegueira da política macroeconómica do equilíbrio orçamental e pelo facto do baixo preço relativo do capital exigir por isso um mais baixo volume de capital para o esforço de investimento desejado.

Como não existe uma demonstração inequívoca de qual das posições é a que melhor explica o declínio das taxas a longo prazo, o relatório do CEA embora teoricamente muito bem fundamentado propõe um exercício honesto: identificar fatores que podem puxar para cima as taxas de longo prazo ou fazer persistir o “zero lower bound” e discutir a probabilidade da sua ocorrência no futuro. Os economistas do CEA – USA puseram-se de acordo acerca dos fatores transitórios que, sendo revertidos, poderão reverter o declínio das taxas e sobre os fatores estruturais que tenderão a fazer persistir o declínio. Nos fatores transitórios, alinham as políticas monetária, fiscal e cambial (que até aqui não têm estimulado a procura global), o risco inflacionário que tende a estar correlacionado com o prémio de risco a longo prazo e a desalavancagem do setor privado que continua a desendividar-se e a equilibrar balanços. Entre os fatores estruturais, os economistas do CEA-USA puseram-se de acordo em torno de dois fatores: os fatores tecnológicos e de produtividade que têm rebaixado os ritmos de crescimento a longo prazo e o cenário demográfico.

Olhando o quadro, concluo que a reversibilidade dos fatores que poderiam reverter o declínio das taxas de juro de longo prazo é menos provável acontecer do que a não verificação dos fatores estruturais que tendem a prolongar o zero lower bound. Assim sendo, arriscaria que o declínio das taxas vai prolongar-se. Mas quem me garante que as estimações erradas que não anteciparam o declínio não vão agora ser replicadas estimando erradamente que elas não vão subir a longo prazo de forma significativa. Pois, como diria o próprio Keynes que não enjeitava uma especulaçãozinha, é a irredutível indeterminação do futuro, cujos contornos os economistas se limitam a aproximar.

Sem comentários:

Enviar um comentário