segunda-feira, 30 de julho de 2012

LONDRES E OS OLÍMPICOS


Agora que a cerimónia de abertura dos Jogos já se desvaneceu e Londres está dividida entre os pro, os contra e os indiferentes ao evento, chegou-me ao conhecimento uma análise sobre a evolução da situação socioeconómica (medido por índices de privação económica) da Grande Londres entre 2004 e 2010, por comparação com a Londres mais central.
O gráfico acima descreve essa evolução, evidenciando que a Londres mais central tem um comportamento mais favorável do que a Londres mais longínqua do centro. O estudo não identifica quais os fatores que terão explicado esse comportamento mais favorável. Evidencia, sim, a situação mais desfavorável que o leste (o East End) da cidade ainda apresenta.
Para memória futura, fica a questão de saber se um evento destas proporções poderá inverter por si só a natureza mais desfavorecida do East End ou se, pelo contrário, outros fatores terão de ocorrer para viabilizar essa recuperação. Será que na sequência de outros casos conhecidos, Brooklyn, por exemplo, em Nova Iorque, a concentração de alguma “geografia do cool” (densidade de artistas e criativos) neste tipo de zonas como o East End pode sobrepor-se como fator indutor de desenvolvimento urbano ao efeito notoriedade dos jogos?

Sem comentários:

Enviar um comentário