terça-feira, 2 de julho de 2013

EUROPA 2020: AVEIRO 5 E 6 DE ABRIL 2013



Em plena vertigem de acontecimentos, com passagem amanhã pelo mítico salão do ministério das Finanças, onde fantasmas e sombras vaguearão certamente pelos corredores, cabe-me ao fim da manhã do 5 de julho, sexta- feira próxima, falar na CONFERÊNCIA INTERNACIONAL Europa 2020: retórica, discursos, política e prática, organizada pela Universidade de Aveiro e pela APPLA, em companhia de Paulo Areosa Feio (Observatório do QREN) e de Teresa Almeida (equipa de missão Lisboa/Europa 2020).
O tema que me cabe desenvolver será: Europa 2020 – o território e a competitividade nacional.
Não vai ser fácil abstrair de todo este desconchavo, mas lá terei que organizar as minhas ideias contra a corrente da vertigem. Preparo-me mentalmente, alinhando tópicos para a minha reflexão:

  • Os problemas de competitividade nacional: do miolo organizacional das empresas ao gap de produtividade global dos fatores da economia portuguesa;

  • Competitividade empresarial e competitividade dos territórios num país “pequeno mas diverso”: mundos opostos, sobreponíveis ou articuláveis;

  • Competitividade e atratividade dos territórios: equação triangular?

  • Formas de conhecimento (analítico, sintético e simbólico) dominante nos processos produtivos e atratividade dos territórios

  • Que variedades relacionadas no território continental?

Dar-vos-ei conta das minhas reflexões e parabéns aos colegas da Universidade de Aveiro pelo arrojo da iniciativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário