terça-feira, 6 de janeiro de 2015

DESIGUALDADE MUNDIAL E CLASSE MÉDIA



2014 foi o ano do foco na relevância das questões da desigualdade na análise económica. E foi-o sobretudo devido à influência mediática da obra de Thomas Piketty, mas também por força de alguns movimentos de indignados, sobretudo nos EUA, que colocaram na rua as incidências da desigualdade como matéria de preocupação cívica.
Não deixa de ser paradoxal que a vinda do tema para a ribalta mediática não tenha beneficiado ainda de investigação empírica aprofundada centrada no período posterior a 2008, ou seja integrando os efeitos da crise de 2007-2008 e da recuperação agónica que a partir desse marco foi observada. Em termos de investigação empírica credível e fundamentada, ainda estamos essencialmente dependentes de trabalhos realizados sobre o período anterior a 2008. E, nesse campo, já por repetidas vezes mencionei aqui a incontornável investigação de Branco Milanovic, um dos primeiros economistas a estudar o tema da desigualdade mundial. Por desigualdade mundial, entendemos aqui a que é medida entre cidadãos tendo em conta o seu rendimento à paridade dos poderes de compra (PPC) e por isso comparável, independentemente da desigualdade no país em que cada um de nós está inserido. Metodologicamente, a desigualdade mundial é calculada ordenando ascendentemente a população mundial, isto é dos rendimentos individuais à PPC mais baixos para os rendimentos individuais mais altos, também à PPC e independentemente dos países de origem.
Krugman, agora colega de Milanovic no Luxemburg Income Study Center, um think-tank emergente sobre os temas da desigualdade para o qual Krugman está a transferir-se a partir da Universidade de Princeton, chamou a atenção recentemente para o relevo da obra de Milanovic e o gráfico acima é construído precisamente em cima dos resultados da sua investigação mais recente, centrada no período de 20 anos de 1988 a 2008.
Uma das curiosidades dos valores da desigualdade mundial é a que resulta da sua comparação com os valores da desigualdade intra-países. E aqui o que os dados revelam é que a desigualdade entre os indivíduos à escala mundial é bem mais acentuada do que a existente entre os indivíduos dentro de cada país. Para um indicador muito utilizado nestes cálculos, o coeficiente de GINI que varia entre 0 e 1, sendo o valor mínimo e 1 o valor máximo da desigualdade, a desigualdade mundial tem estabilizado praticamente entre os 0,7 e os 0,72, ao passo que os países mais desiguais como o Brasil ou a África do Sul têm GINIS apenas ligeiramente superiores a 0,5. O valor mais elevado da desigualdade a nível mundial constitui a refutação mais direta de que o mundo seja plano, conforme alguns estudiosos da globalização o afirmaram.
O gráfico que Krugman bebeu da investigação de Milanovic compara as taxas de crescimento do rendimento dos diferentes percentis de população mundial, ordenados tradicionalmente dos mais pobres para os mais ricos. A taxa de crescimento do rendimento do 1% mais rico à escala mundial só é superada pela taxa de crescimento do rendimento da classe média chinesa, a qual é, por sua vez, bem superior à taxa de crescimento do rendimento da classe média americana. Krugman refere com acerto que a situação comparativa da classe média americana versus a similar chinesa pode ser estendida confortavelmente à classe média operária de todas as economias avançadas, especialmente se incorporarmos os efeitos do período pós 2008.
Os cálculos de Milanovic apontam para uma grande conclusão dos efeitos observados nos 20 anos de 1988 a 2008, em termos de vencedores e perdedores:
Os ‘vencedores’ são os grupos decis de população que se situavam em 1988 em torno da mediana da distribuição mundial do rendimento, 90% dos quais residem em países asiáticos. Os ‘perdedores’ são os decis de população que se situavam em 1988 em torno do 85º percentil da distribuição mundial do rendimento, de que praticamente 90% residem em economias maduras.”
A globalização tem assim vencedores e perdedores, estando longe de ser o ambicionado WIN-WIN. E, como Pacheco Pereira tem insistido no Quadratura do Círculo, se as classes médias constituem os fatores de dinamização e de progressão social das economias então temos aqui um outro fator de perturbação das economias maduras com as europeias à cabeça. Para além disso, os dados posteriores a 2008 seguramente que reforçaram esta tendência.

Sem comentários:

Enviar um comentário