domingo, 11 de janeiro de 2015

LA MARÉE HUMAINE DE L’UNITÉ



É sempre precário formular juízos de acontecimentos focados no poder de imagem da televisão. Mas não pode ficar-se indiferente à multidão concentrada na grande manifestação republicana de Paris, com a Place de la République a funcionar como local a que afluíram todas as boas vontades.
O Le Monde, praticamente ao vivo, salientava sobretudo o aparente sentimento de unidade que percorria toda aquela massa humana, que pelo menos durante uma tarde inesquecível de domingo fazia regressar à Paris do nosso contentamento e ilusões de juventude o centro nevrálgico da liberdade, da democracia, da tolerância, do respeito por todos os credos e pensamentos, sem o incómodo da presença da Frente Nacional que optou por não partilhar os valores da República.
A maré humana e o que ela significa após os acontecimentos trágicos da semana não podem ser ignoradas. Mas, tal como outras grandes manifestações nos ensinaram, o diabo está nos acontecimentos posteriores. Será que todas as lideranças políticas ali presentes estarão conscientes do esforço de coerência e de consistência que lhes é exigido e de que é necessário dar provas na condução da vida política nos dias futuros? Será que por exemplo a informação estratégica sobre as ameaças do islamismo radical vão circular de modo mais fluido entre os serviços de segurança inter e intra-países? Será que todos os líderes ali presentes vão resistir às derivas securitárias que pairam nas suas cabeças e nos seus gabinetes? Será que as políticas sociais vão erradicar de vez as tentações da guetização?
As coisas não vão certamente mudar por simples magia. Mas se pelo menos a imagem de força e unidade perdurar algum tempo nas cabeças dos que abriam a grande marcha é provável que algum resultado fique e que a memória do rassemblement parisiense não se desvaneça.

Sem comentários:

Enviar um comentário