sábado, 24 de janeiro de 2015

O ENIGMA DA TAXA DE PARTICIPAÇÃO



Já não é a primeira vez que chamo a atenção neste espaço para a relevância do debate que se vai fazendo nos EUA em torno do comportamento do mercado de trabalho, mesmo tendo em conta que o emprego parece finalmente começar a assumir um ritmo sustentado de crescimento.
O debate prende-se sobretudo com a evidência de que a descida da taxa de desemprego e o agora crescimento mais sustentado do emprego não têm sido acompanhados de uma significativa aproximação do produto real da economia americana face ao seu produto máximo potencial. Para além disso, o comportamento estrutural da taxa de participação nos últimos 25 anos tem sido fonte de inúmeras e diversificadas discussões. A taxa de participação no mercado de trabalho representa a percentagem de população em idade de trabalhar que o está a fazer ou a procurar ativamente um emprego.
A recuperação da economia americana após a crise de 2007-2008 foi concretizada com um fraco crescimento do emprego e um dos focos de explicação dessa fraca performance de criação de emprego está na descida estrutural e continuada da taxa de participação (ver gráfico que abre o post).
Nos últimos tempos, têm-se sucedido as propostas explicativas para esse comportamento descendente da taxa de participação. Podem dizer-me que a economia americana não deveria merecer a nossa atenção dada a sua relativa especificidade de confronto com o universo económico europeu. Nos últimos tempos, porém, a economia americana tem sido pioneira na antecipação de questões que têm vindo a transformar-se em transversais para as economias de mercado ocidentais. Nessa perspetiva, nem que seja pelo confronto de evidências, vale a pena seguir esta matéria.
Recentemente, em testemunho perante o US Committee on Finance e utilizando dados preliminares de investigação em curso, o Professor Robert Hall (Stanford University) trouxe para o debate elementos empíricos sobre os quais a indiferença não pode ser alimentada.
Hall situa o comportamento relativamente anémico do emprego no pós 2007-2008 como o resultado do comportamento descendente da taxa de participação. 


A revelação mais surpreendente do trabalho de Hall é a conclusão de que é a descida da taxa de participação de teen-agers e de jovens adultos (20-34 anos) que mais explica a descida da taxa de participação e que isso acontece sobretudo nos escalões de rendimento mais elevados. Estes resultados, entre outros efeitos, rejeitam plenamente a alusão dos republicanos de que são as políticas de segurança social focadas nos mais desfavorecidos que explicam a descida da taxa de participação. Os dados revelam ainda que estarão em transformação os usos do tempo em termos de partilha entre trabalho, lazer e educação, não se registando evidências seguras de que seja a educação a justificar as horas trabalhadas a menos, mas antes a da ocupação em tempos de lazer.
Também aqui a economia americana projetará por antecipação as tendências do futuro?

Sem comentários:

Enviar um comentário