terça-feira, 4 de novembro de 2014

ENTRE A AMSTEL STREET E A TIMOR PLAZA



Dia intenso com a primeira jornada de reflexão do URBACT sobre perspetivas de promoção do desenvolvimento económico urbano, por coincidência implicando a deslocação da Amstel Street já ontem revisitada para vejam bem a TimorPlein (Praça de Timor) onde situa o mix funcional do STUDIO K. Tudo muito austero, sem grandes extravagâncias a não ser uma obsessão dos holandeses pela construção de escadas bastante íngremes que devem ser um quebra de cabeças para a mobilidade dos mais velhos e enferrujados. Almoço também austero num restaurante trendy de uma zona em acelerada gentrificação, com transformação de zona operária em função residencial mais cara e as correspondentes e associadas facilities. Sanduíches simpáticas para um almoço de trabalho com preços entre 5 e 7 euros, prática que nos deveria inspirar maior frugalidade nas nossas receções científicas ou profissionais.
Dia temático bem intenso com experiências debatidas de casos muito diversificados, desde o cluster do surf em San Sebastian (que inclui engenharia hidráulica e outras engenharias para construção de ondas artificiais), passando pelo HUB de Dublin em termos de tecnologias de informação (claro com apoio e presença de praticamente todas as empresas globais do setor, começando pela Google), pela experiência de Kosice na Eslováquia também nas TIC, pela experiência de planeamento metropolitano na região do Ruhr na Alemanha e finalmente pela experiência de cidade verde de Linköpping na Suécia, onde imagine-se uma empresa pública municipal controla energia, lixos, água, banda larga, aquecimento, frio e não sei que mais.
E assim se passou esta primeira jornada que termina daqui a pouco com jantar de grupo. Por isso pouco tempo para o blogue e certamente sem poder assistir ao mais que provável afastamento do glorioso SLB da Liga dos Campeões e se não tivermos juízo da Liga Europa.

Sem comentários:

Enviar um comentário