sexta-feira, 28 de novembro de 2014

UMA CONFERÊNCIA ESTIMULANTE

(Richard Koo)


O Banco Nacional da Áustria organiza regularmente uma conferência anual e a de 2014 (24 de novembro de 2014) constituiu um excelente repositório do debate atual sobre o estado da integração económica europeia e sobretudo sobre a sua incipiente política macroeconómica.
A conferência deste ano teve o privilégio de contar sobretudo com três intervenções marcantes: a de Bradford DeLong com uma interpretação gerada do lado de lá do atlântico sobre as interrogações que a integração europeia enfrenta (apresentação aqui), a de Lars E.O. Svenson com uma claríssima e bem útil diferenciação entre o papel da política monetária e da política de estabilização financeira (conceitos muitas vezes confundidos) (apresentação aqui) e a de Richard Koo com a invocação dos traumas da situação macroeconómica japonesa para entender os dilemas da abordagem europeia à crise (PDF aqui).
Destes contributos, queria sobretudo destacar o contributo do economista japonês da NOMURA que, como já aqui várias vezes referi neste blogue, é autor de uma das mais estruturadas explicações da crise de 2007-2008 e dos fatores que têm explicado as dificuldades em atingir uma recuperação à altura das expectativas, explicação que é conhecida por “recessão de balanço” (balance sheet recession) (ver posts de 27.12.2011, há quanto tempo) (aqui), 14.04.2012 (aqui), 12.06.2013 (aqui)e 06.09.2014 (aqui).
As evidências que Koo apresenta sobre as barreiras inibidoras da transformação da liquidez injetada por via do crescimento dos balanços dos bancos centrais em oferta de moeda e crédito à economia adquirem agora com o tempo uma expressão ainda mais gigantesca. E, de facto, quando famílias, empresas e estado corrigem em simultâneo endividamento passado a situação só poderia ser recessiva. É esta evidência que se tornou absurdamente difícil de fazer passar, reclamando uma gestão macroeconómica global que, neste momento, a economia mundial, imaginemos que representada pelo G20, não é capaz de assegurar.

Sem comentários:

Enviar um comentário