quinta-feira, 20 de novembro de 2014

UM REGRESSO AFETIVO AO TEMA DA GLOBALIZAÇÃO



O esquema analítico do chamado trilema de Rodrik, que abre este post, e que pretende representar a impossibilidade simultânea de aprofundar a globalização, respeitar o Estado-Nação e manter a democracia política como conquista social decisiva dos povos em diferentes geografias, apadrinha o meu regresso afetivo ao tema da globalização. Regresso afetivo porquê? Afetivo porque é concretizado no âmbito de uma aula na Faculdade de Economia do Porto, a minha casa de todas as emoções, no âmbito do mestrado de Economia e Gestão da Inovação, de que fui um dos fundadores e que vai fazendo o seu caminho, em termos de procura e de empregabilidade dos seus diplomados. A aula foi centrada no tema: A encruzilhada da globalização no pós- 2007-2008.

Para além da dimensão afetiva do regresso a um tema e a uma casa, a passagem pela FEP constituiu também oportunidade para confirmar, o que outros testemunhos de amigos próximos já tinham evidenciado, que a Universidade vive um período crítico, sobretudo pelo ambiente de atomização, descrença, desmotivação, divisão de equipas, falta de visão estratégica, enfim tudo que é suscitado pelo consulado trágico de um Crato isolado, sem qualquer perspetiva do papel do ensino superior no atual estádio de construção da sociedade portuguesa e de resposta aos seus principais desafios. Uma Universidade feita de pequenas ilhas, que não comunicam entre si e que não constituem sequer um arquipélago.
Infelizmente, a confirmação de que a minha reforma antecipada das lides académicas, apesar de dolorosa, está a revelar-se bastante racional à medida que o tempo vai cobrindo a decisão tomada.

Sem comentários:

Enviar um comentário