domingo, 23 de novembro de 2014

TROUBLECONOMICS

(Financial Times)


Na terça-feira da semana que hoje termina, Martin Wolf publicou no Financial Times uma crónica curiosamente intitulada de A maldição da frágil procura global”. Pode perguntar-se que acontecimento marcante teria impulsionado o experiente cronista, autor de uma das consistentes abordagens da crise financeira de 2007-2008: The Shifts and the Shocks (2014)?
Certamente não por coincidência, no início dessa mesma semana, a publicação dos dados macroeconómicos mais recentes sobre a economia japonesa terá sido o fator determinante de perspetiva tão sombria (amaldiçoada) da economia mundial. Mas que significado último poderemos atribuir à queda anualizada de 1,6% no PIB japonês, calculada a partir do comportamento da economia japonesa observado no terceiro trimestre do presente ano? A entrada em recessão técnica da economia japonesa está muito para além da simples entrada em recessão de uma das economias motoras a nível mundial, sobretudo por duas razões:

  •  Primeiro, porque a economia japonesa tem sido alvo nos últimos tempos de um poderoso estímulo de quantitative easing que se materializa num significativo crescimento do balanço do banco central japonês e de uma relevante desvalorização do yen;

  • Segundo e em estreita relação com o primeiro, o governo japonês dá mostras de se ter arrependido de um recente aumento do imposto sobre o consumo dos japoneses, cuja segunda dose face aos resultados desta semana terá sido diferida para melhores dias.

Assim, parece ficar claro por que razão a entrada em recessão técnica da economia japonesa tem um significado transcendente. No contexto de “zero lower bound” (de quase duas décadas em que o Japão se encontra) e de riscos deflacionários (o Japão tem disso uma longa experiência desde os anos 90), a experiência do Japão mostra que o estímulo da economia por via da gestão da política monetária é insuficiente e que não basta empolar o balanço do banco central para inverter o estado das coisas. Depois, fica também claro que restringir precocemente a procura interna, neste caso com um aumento de imposto sobre o consumo, é fatal, como o tem sido noutras experiências. Gavyn Davies também no Financial Times escrevia que “uma agressiva injeção monetária e uma forte desvalorização não foram suficientes até agora para compensar os efeitos de um ainda que modesto aperto fiscal “.
Tendo em conta que o BCE não tem a mesma margem de manobra do banco central do Japão em matéria de dimensionamento do quantitative easing a promover, que a questão demográfica europeia não está longe da japonesa e que a crise de dívida do setor privado existe também entre os europeus, os sinais que vêm do Japão não são bom augúrio para a zona euro. É verdade que os europeus não são tão viciados na poupança como os japoneses, vício que em trajetória deflacionária é terrível porque difere permanentemente compras para o futuro. Mas mesmo nesse contexto de sujeitos económicos com diferentes propensões ao consumo, a experiência do Japão mostra que dificilmente a Europa escapará ao dilema sustentabilidade fiscal ou recuperação sustentada. Por muito que custe à obsessão alemã de gestão macroeconómica à custa dos seus parceiros.
Por ironia do destino, a Abeconomics foi o prenúncio da Troubleconomics.

Sem comentários:

Enviar um comentário