sexta-feira, 14 de setembro de 2018

A ARTE DO CIRCO MODERNO ANDA PELO PORTO


Arrancou hoje o Festival Internacional de Circo do Porto. Mais de quarenta espetáculos gratuitos e distribuídos pela zona oriental da Cidade, na sua maioria em espaços ao ar livre (Santo Ildefonso, Praça da Batalha, Praça dos Poveiros e Jardim de São Lázaro) e com alguns a terem lugar na emblemática sala do Coliseu (aliás com uma tradição circense que alimentou diversas gerações, entre as quais a minha). O entusiasmo de Eduardo Paz Barroso foi essencial para que o evento acontecesse, a sua competência e capacidade de coordenação e a consultoria artística de João Paulo Santos fizeram o resto (com a colaboração de toda uma equipa interna e externa que aqui me dispenso de individualizar). O espetáculo de estreia teve lugar na noite passada no Coliseu e contou com uma performance absolutamente notável do prodigioso grupo francês “The Rat Pack” intitulada “Speakeasy”. Sendo óbvio que este circo é já toda uma outra realidade por comparação com o de tempos idos, uma realidade onde predominam a arte teatral, a música, a acrobacia, o equilibrismo, o bailado e o ritmo da respetiva combinação. Se puder, não deixe mesmo de ir assistir a uma repetição que tem lugar esta Sexta à noite.


Cito o programa oficial:
Foi o amor por filmes de gangsters que juntou os seis artistas da companhia The Rat Pack, em 2014. Pegaram nas técnicas criativas da sétima arte, aplicaram-nas às suas performances de circo e, voilà, eis que temos cenários que parecem telas de cinema e atores de primeira linha. The Rat Pack é formada pelo chefe da máfia, a sua esposa, um capanga, uma pin-up, um barman e um bandido. O talento excecional dos artistas mostra-se através da linguagem corporal que esta companhia de circo contemporâneo desenvolveu, através da observação atenta de filmes mudos e da dança hip-hop.
‘Speakeasy’ era o nome dado aos bares clandestinos que proliferaram durante a proibição do álcool nos anos 20 e 30 do século passado, nos Estados Unidos. É para o ambiente sombrio, da ilegalidade gangster nova-iorquina, que os seis performers e acrobatas vão transportar o público. ‘Speakeasy’ é um cocktail que mistura cinema, teatro, trip-hop, amores proibidos e "acrobacias de tirar o fôlego", como descreveu recentemente o canal de televisão francês M6, após a atuação da companhia no Palais des Glaces, em Paris. A banda sonora original foi composta pelo coletivo francês de trip-hop DJ Chinese Man. Um espetáculo eclético de uma companhia única, para ser descoberto pela primeira vez em Portugal.

Terminado o referido espetáculo de abertura, dei ainda uma saltada ao Largo de Santo Ildefonso, onde atuavam os belgas da “Companhia d’Irque & Fien” sob o olhar de duas dezenas de pessoas (meio por meio entre turistas e portuenses). Mais uma vez, ressaltou a qualidade excecional dos multifacetados artistas em atuação, com o adicional de um cenário mágico exaltando um Porto vibrante. Uma certa sensação de orgulho numa noite muito bem passada.

Sem comentários:

Enviar um comentário