sábado, 22 de setembro de 2018

PODCASTS



(Os materiais pedagógicos de suporte à formação em economia estão hoje a um nível de diversidade e de qualidade incomparáveis com os que existiam nos tempos em que deixei a atividade docente. Entre esses materiais, gostaria de realçar a qualidade dos podcasts que hoje existem para aproveitamento dos nossos tempos mortos.)

Imagine-se caro leitor em viagens de comboio, viatura própria ou em qualquer outro meio de transporte, principalmente as que possam implicar cerca de uma hora de viagem. A alternativa para passar o tempo pode envolver seja a audição de notícias que vão ser obviamente repetidas em tempos curtos, distender os ouvidos e escutar boa música, falar para os seus botões ou outra forma inventiva de matar o tempo, por exemplo insultar as cavalgaduras que continuam a ocupar as nossas estradas e a passear impunemente a sua estupidez.

No entanto, se tiver alguma propensão para o debate de ideias económicas e se ainda exercer funções docentes ou simplesmente de investigação na área económica, aconselho-o a passar o tempo da viagem com a audição de uma nova ferramenta para a valorização da nossa cultura económica. A conselho, avisado, do meu filho Hugo, passei a interessar-me pelo novo instrumento dos podcasts na área económica, nada mais nada menos do que a oportunidade de ouvir ao vivo algumas palestras e charlas do melhor que se diz por esse mundo fora, seja no formato entrevista, seja no formato conferência. É curioso como a sedução da palavra ainda resiste nestes tempos de ditadura da imagem (estás a compreender ou queres que te faça um desenho?).

A título de exemplo, deixo hoje dois exemplos em torno dos quais vale a pena aplicar o nosso tempo morto: o Macro Musings de David Beckworth e os podcasts da London School of Economics. É um facto que estar ao vivo numa conferência ou numa tertúlia equivale a uma outra dimensão de conhecimento, insubstituível em meu entender. Mas o podcast é um bom sucedâneo, longe de ser remoto, não perfeito, mas mesmo assim apreciável enquanto instrumento de conhecimento. Dois exemplos também sugeridos pelo meu filho Hugo merecem a nossa atenção e que os divulgue neste espaço.

No Macro Musings recomendo especialmente o podcast de Brad Setser (pela imagem um jovem imberbe “Global Economic Imbalances and the Fed’s Role as a Monetary Superpower”. Se pretender em cerca de uma hora ficar com uma poderosa e convincente leitura da economia mundial de hoje dos seus desequilíbrios e desafios ouça com atenção Brad Setser. Aliás, Setser no Follow the Money tem peças escritas bem interessantes (link aqui).

Noutro plano e em registo mais oficial, percorra os podcasts da London School of Economics e viva à distância a força das ideias no seu grande auditório. Recomendo vivamente entre os mais recentes ouvir a palavra do excelente Robert Skidelsky sobre o seu novo livro Money and Government – a challenge to mainstream economics (link aqui).

Afine os ouvidos, feche as janelas da sua viatura, regule o ar condicionado e usufrua do conhecimento a custo zero.


Se o tempo voltasse para trás, a imaginação pedagógica não teria limites. Mas não volta.
 


Sem comentários:

Enviar um comentário