sexta-feira, 3 de maio de 2013

GASPAR NÃO É A FADA-MADRINHA!


Passos fala hoje ao País para anunciar mais medidas de “poupança” na despesa pública. Matéria sobre a qual Manuela Ferreira Leite foi lapidar, ontem na TVI24: “Não estou nada convencida que seja exequível aquilo que estão a dizer que vão fazer. Podem anunciar, podem amedrontar, podem criar ainda mais espírito de recessão, podem afundar psicologicamente as pessoas, mas resultados não vão ter nenhuns.”
 
Acrescentando: “Estamos nós a fazer medidas avulsas para cortar aqui e cortar acolá para atingir aqueles valores que estão naquele modelo quando aquele modelo seguramente não vai ser executado. Está a ver? Eu acho que andamos a fazer efetivamente todos os sacrifícios em nome da nada. (…) A política que está a ser seguida está-nos a conduzir a um verdadeiro desastre.”

Denunciando os vícios de construção do recém-aprovado “Documento de Estratégia Orçamental 2013-2017”: “Estão bem fixados aquilo que são os objetivos que a Troika nos impôs no que respeita ao défice orçamental, à evolução da dívida, etc. E, depois, constroem-se os outros indicadores – o investimento, o consumo, as exportações, as importações – de forma a encaixar naqueles resultados que se pretende atingir. Do meu ponto de vista, é um exercício verdadeiramente feito de pernas para o ar.”

E alertando, finalmente, para que “é preciso ter uma varinha mágica para transformar uma abóbora numa carruagem”…

Sem comentários:

Enviar um comentário