sábado, 18 de maio de 2013

PORQUE NÃO TE CALAS? (8)


O “Jornal de Notícias” de ontem deu eco a um dos grandes enigmas da atualidade política nacional: o comportamento e as declarações do Presidente da República. Num artigo intitulado “Presidente pressionado, discurso descontrolado”, as jornalistas referem que “pressões contraditórias condicionam tanto o conteúdo como a forma das últimas intervenções do chefe de Estado” e citam especialistas que “admitem que a sucessão de erros de comunicação cometidos por Cavaco Silva é um sinal de descontrolo”.


Explicando depois mais em concreto: “erros de português, tentativas falhadas de usar humor para aligeirar discursos sobre questões relevantes ou mesmo misturar o plano religioso com o político têm sido constantes nas intervenções de Cavaco”. E ilustrando (imagem acima) com as pérolas mais recentes, como aquele discurso de Melgaço em que defendia a aposta na educação dos portugueses e em que pretendeu exaltar as potencialidades das termas – que “podem atrair cidadões nacionais, cidadões na nossa vizinha Espanha”.

Uma criatura que concebeu o essencial da sua ação política baseada no silêncio aparece agora, mesmo que só a espaços, confuso, prolixo ou destravado! Será este o quarto mistério de Fátima?


Sem comentários:

Enviar um comentário