sexta-feira, 10 de maio de 2013

“RUNAWAY BEAFS”


Mais um tiro no debilitado porta-aviões! Nigel Lawson, figura de proa do Partido Conservador britânico e o ex-ministro das Finanças mais duradouro do século XX, veio a terreiro declarar que a União Europeia se tornou uma “monstruosidade burocrática”, considerar que a renegociação interna proposta por Cameron será “inconsequente”, defender que o Reino Unido a deve abandonar e exortar o primeiro-ministro a promover um referendo até 2017 sobre a presença do Reino Unido na UE.

O facto é demonstrativo dos laços cada vez mais ténues que prendem as Ilhas ao Continente, sobretudo ao traduzir a evolução do pensamento de um político sénior e muito respeitado. Outrora europeísta – nos anos 50, fez parte do “Clube de Estrasburgo” da Universidade de Oxford que discutia um destino europeu para a Grã-Bretanha; no referendo de 1975, fez campanha pela permanência do seu país; nos anos 80, defendeu uma ligação entre a libra e o mecanismo europeu de taxas de câmbio –, Lawson deixou de ser chancellor de Thatcher em 1989 já evidenciando um afastamento em relação ao que então designou por “fortaleza Europa” e viria depois a ser um opositor acérrimo da moeda única. Não será certamente por acaso que chega agora o momento em que o “pequeno Niglet” (assim lhe chama meigamente Steve Bell no cartune acima, em
http://www.telegraph.co.uk) vira “Nigelosaurus Scepticus” (na nomenclatura de Dave Brown, em http://www.independent.co.uk) e decide romper em definitivo…
 

Sem comentários:

Enviar um comentário