quinta-feira, 9 de maio de 2013

O QUE OS DADOS DO INE NÃO PERMITEM ESCONDER



Cada vez que trimestralmente as Estatísticas do Emprego são publicadas o sorriso do governo e da maioria torna-se amarelo, pois os dados publicados não enganam: os custos descontrolados da ilusão redentora da austeridade expansionista são cada vez mais nítidos. O sorriso é amarelo, pois esta gente tem uma visão abstrata dos dados do mercado de trabalho. A taxa de desemprego é incomodativa, mas a maior parte das personalidades que compõem o governo evidencia não ter a mínima noção do que é que representa uma taxa de desemprego acima dos 17%, é uma categoria abstrata, pois não têm vivência para a compreender no contexto concreto da sociedade portuguesa. Recordo que alguns anos atrás dizíamos na economia do trabalho que uma taxa de 10% de desemprego em Portugal equivaleria em termos de tolerância social a uma taxa de desemprego de 20% em Espanha. Todos esses referenciais estão tragicamente ultrapassados.
Mas os dados recentemente publicados vão para além da tragédia da taxa de desemprego.
É importante assinalar que, por exemplo, a taxa de emprego (população empregada /população com 15 e mais anos), tal como hoje assinalou Helena Pinto do Bloco), desce pela primeira vez abaixo dos 50%, ainda por cima num contexto em que a população com 15 e mais anos e a população ativa estão em queda, o que significa uma magnitude considerável da queda do emprego. Aliás essa queda é também visível na relação entre a população empregada e a população entre os 15 e os 64 anos. O que tudo isto significa é a existência de um efeito estrutural futuro sobre o produto potencial, pois o regresso de muita desta população ao emprego será cada vez mais difícil comprometendo a própria dimensão da recuperação da economia. O que prova uma coisa mais, as recessões desta natureza têm efeitos de longo prazo de inibição do crescimento que, regra geral, as teses da austeridade não contemplam nem ponderam quando se apressam a cavalgar a retórica do crescimento.
Por outro lado, a percentagem de desempregados que o deixa de ser para estar empregado ou passar à situação de inatividade é praticamente a mesma, cerca de 14,5%-14,6%, o que continua a evidenciar a tendência para que a recessão prolongada retire definitivamente do mercado de trabalho uma massa de pessoas não negligenciável, contribuindo por essa via para a redução do produto potencial no futuro.
A territorialização da taxa de desemprego por regiões evidencia uma característica que dá que pensar: as regiões NUTS II que apresentam as taxas mais elevadas, Algarve, Madeira e Lisboa, são aquelas em que o modelo do excesso de não transacionáveis mais avançou, fazendo cair por terra no caso de Lisboa a ideia veiculada de um modelo de crescimento pujante alicerçado em torno das amenidades da capital. Mas o Norte perde também veleidades nesta matéria: o confronto da sua taxa de desemprego com o da Região Centro é esclarecedor – 18,6% versus 13,3%.
Em simultâneo com tudo isto mas não motivado pela publicação destes dados, Carlos Costa, governador do Banco de Portugal, falou e centrou as prioridades na variável investimento e na requalificação da elevada magnitude de desempregados de baixa qualificação (construção civil, por exemplo). Quanto á primeira, falou e bem que o investimento da modernização infraestrutural está praticamente feito, bem como os investimentos de prestígio. Centrou por isso o foco da sua atenção no investimento capaz de aumentar a capacidade produtiva. Mas convém não esquecer o dilema do investimento. A sua reanimação não dependerá apenas do embaratecimento do custo do investimento, ensaiado na estratégia do governo com a redução da fiscalidade IRC. A confiança no comportamento futuro da procura é tão ou mais relevante na perspetiva de um investimento de risco moderado. Mau tempo para esta equação. Os spreads do crédito bancário, quando ele aparece, correm o risco de anular a benesse fiscal do governo, acaso esta passe as barreiras de controlo de Gasparinho. E de confiança no comportamento futuro da procura só com imaginante delirante a encontramos. Restará o efeito do que poderá ser um novo PEDIP para a economia portuguesa: uma mais decidida focagem dos Fundos Estruturais na empresa ao longo da programação 2014-2020. A margem é estreita.

Sem comentários:

Enviar um comentário