quinta-feira, 16 de maio de 2013

PORQUE NÃO PODEREMOS TER JORNALISMO DE MELHOR QUALIDADE?



O título é uma homenagem ao persistente blogue de Bradford DeLong que utiliza frequentemente o bloco “Why oh why can't we have a better press corps?”
Ele vem a propósito da cobertura feita em vários meios de comunicação social da apresentação do livro de Carmen Reinhart e de Kenneth Rogoff, This time is Different na sua versão portuguesa feita por Vítor Gaspar.
Em várias notícias, designadamente na TSF, li ou ouvi referir Reinhart e Rogoff como especialistas da austeridade, o que é de uma falta de rigor de bradar aos céus. Quanto muito, autores de um artigo sobre o qual se deixaram colar a uma pretensa justificação das políticas de austeridade como forma de desendividamento, o que é uma substancial diferença.
Depois confundir o livro apresentado por Gaspar com os malefícios do artigo de 2010 sobre o qual se criou toda a controversos em torno do erro de programação do EXCEL de suporte, como o fez o representante do movimento Que se Lixe a Troika, é também iliteracia económica da mais pura. Como estamos longe da qualidade da reflexão do movimento Occupy nos Estados Unidos. Aliás, o This Time is Different pode ter uma outra leitura: praticamente todas as crises de dívida observadas na história tiveram por solução a reestruturação da dívida e não a austeridade pela austeridade.
Estamos com DeLong: “Why oh why can't we have a better press corps?”.

Sem comentários:

Enviar um comentário