segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

A PARTIR DE UM ARTIGO DE TERESA DE SOUSA



O artigo que a sóbria e esclarecida jornalista Teresa de Sousa (TS) escreveu este fim de semana no Público sobre a crise ou a questão grega é uma peça fundamental não só pela visão profunda que fornece sobre o estado de desmantelamento das instituições europeias, mas sobretudo pela sua interpretação do que tem estado por detrás de tudo isto.
As reflexões de hoje usam o artigo de TS como mote.
A interpretação da jornalista sobre o modo como o SYRIZA partiu para a negociação alinha praticamente com outros observadores internacionais em torno da ideia de que terá mal avaliado a recetividade dos membros do Eurogrupo às suas posições, sejam os que receberam bem Tsipras no seu périplo inicial, seja os países que experimentaram, muito desigualmente sabemo-lo hoje, as agruras da austeridade e da forçada desvalorização interna a que foram submetidos. É seguramente um erro de avaliação, sobretudo porque o calculismo está há muito instalado na diplomacia de circunstância. Mas também porque, a ajuizar pelo que se passa em Portugal, a corja que aplicou o memorando desde sempre alinhou por um taticismo sabujo e morre de medo com a ocorrência de qualquer realinhamento de posições no contexto europeu que mostre que afinal o discurso da inevitabilidade não era tão definitivo como o pintaram. Não sabemos que eventuais contrapartidas, seguramente diferentes das dos submarinos, esperam Passos e Maria Luís obter pelo seu comportamento obediente. Os espanhóis bebem pela mesma cartilha e estão cagadinhos com a ameaça PODEMOS, mesmo que esta possa perder força até ao próximo ato eleitoral. Os irlandeses jogam noutro campeonato.
Bom o SYRIZA pode pagar caro esse erro de avaliação e ter até eventualmente uma saída de sendeiro. Mas mesmo nessa saída mais penalizadora algo mudou e a razão é uma simples decisão democrática. E isso é fundamental. Mostra a posteriori que a desconstrução europeia começou com a marginalização da validação democrática nas jogadas dos aparelhos comunitários.
O artigo de TS é bem mais relevante quando analisa a questão grega do lado de cá, ou seja na perspetiva das instituições europeias. E aqui lança para esta discussão uma interpretação que não foi muito badalada mas que me parece muito sensata. A ideia é que a Comissão Europeia (CE) terá sido marginalizada em toda a linha pelo Eurogrupo sobretudo na ultrapassagem prematura e aparentemente do plano de negociação que a CE preparara para lançar na mesa. Não é difícil imaginar que o Eurogrupo é bem mais pró-alemão do que a Comissão Europeia, sobretudo na sua composição atual. Não é também impossível associar a esta situação a surpreendente afirmação de Juncker, que em meu entender ia direitinha para o Eurogrupo.
TS é brilhante no desenho do jogo de sombras em que a construção europeia se transformou. Mas onde a jornalista marca pontos e nos transposta para a discussão que interessa nos próximos tempos travar é a sua denúncia da incapacidade da social-democracia europeia (se quiserem o centro-esquerda europeu) compreender o contexto da globalização e forjar neste contexto as novas escolhas públicas que a diferenciem do centro-direita. Sim, um problema de escolhas públicas e não de convergência de posições alimentadas por uma geração de cinzentões com laços profundos de cumplicidade com a captura dos interesses do Estado, que salta ladina dos governos para o privado e do privado para os governos. Este é o debate. Tudo o que nos afaste desse ponto central é ruído. O SYRIZA talvez se perca no jogo de sombras. Mas se a sua vitória não acordar a social-democracia europeia para as verdadeiras questões então nada ficará.

Sem comentários:

Enviar um comentário