quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

BLOGGING IS DEAD?

(Ben Thompson)


Por muito que nos custe a blogosfera é essencialmente americana. E bastam dois critérios simples para o reconhecer. Primeiro, entre os blogues mais lidos e visualizados no mundo encontramos essencialmente exemplos americanos. Segundo, se quisermos reconstituir debates aguerridos na blogosfera é por essas bandas que temos de circular. Claro que a minha perceção é enviesada pela blogosfera económica. Mas talvez o enviesamento não seja afinal muito pronunciado.
Contextualizada que está a questão, o facto de um escritor e blogger (Andrew Sullivan) ter abandonado claramente por saturação o seu blogue “The Dish –Biased and Balanced” tem suscitado um debate que já é recorrente e que consiste em afirmar a morte anunciada do blogue como forma de expressão.
O tema não me interessa porque esteja numa de apanhar a onda e invocar saturação para encontrar uma eventualmente mais saudável de passar os serões. Interessa-me por tem dado origem a desenvolvimentos interessantes sobre o que significam e como podem evoluir estas normas de comunicação. Há de facto vários ritmos de blogging e pelo que me foi dado perceber Sullivan era dos que o praticava como uma espécie de “blogging addiction”, algo em torno de 10 posts por dia, num ritmo stressante. Jason Kottke conduz-nos à ideia de que outras formas de comunicação praticamente em contínuo arruinaram esse modelo de blogging: “Instead of blogging, people are posting toTumblr, tweeting, pinning things to their board, posting to Reddit,Snapchatting, updating Facebook statuses, Instagramming, and publishing on Medium.”
Nesse contexto, acho particularmente sugestivo o social/communications map que Ben Thompson no Stratechery nos propõe e que acaba por nos levar por uma espécie de viagem no tempo evolutivo dos media, construindo um modelo de quatro quadrantes combinando os atributos da permanência/efemeridade e da simetria/assimetria.
É um mundo fascinante, mas por agora já me basta a pressão de um post de fim de noite.

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