segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

O QUE PODEM OS 27% DO PODEMOS?



A disposição de Pedro Sánchez, líder do PSOE, quando se encontrou com António Costa em Badajoz não estava certamente em alta. Os caramelos não eram seguramente saborosos, mas amargos.
As sondagens valem o que valem, mas acabam por medir o estado das coisas em termos de uma espécie de pré-pronunciamento eleitoral, mais epidérmico, talvez mais espontâneo, um pré-aviso com direito a reconsideração em momento mais oportuno.
A última sondagem (em termos de votos válidos) da intrincada situação política espanhola coloca os movimentos (partidos) de fora do sistema, PODEMOS (27,7%) e CIUDADANOS (12,2%) em posição de mano a mano com os partidos do sistema e que sistema, PP (20,9%) e PSOE (18,3%), com a IU/ICV (6,5%) e a Upyd (4,5%) a desempatarem.
Ora, o que espanta nestes números não são os 20% do PP. Com tanta algazarra de corrupção e apesar da economia espanhola que lá se vai aguentando, esperar mais do PP já seria miraculoso. O que espanta são os 18% do PSOE, apesar dos jeans e do rejuvenescimento da liderança do Pedro Sánchez.
Em confronto com tudo isto, em Portugal, os impulsos fora do sistema parecem ser protagonizados por meninos do coro. Até nesta forma de pressão política sobre as cabeças das autoridades europeias se vê a debilidade política a que nos temos conduzido. Triste sina a nossa.

Sem comentários:

Enviar um comentário