segunda-feira, 9 de novembro de 2015

SÓCIOECONOMIA DAS MEGATENDÊNCIAS





(A caminho de uma intervenção nas VI Jornadas Empresariais em Serralves)

A Fundação AEP teve a amabilidade de me convidar para participar nas VI Jornadas Empresariais, iniciativa com organização conjunta das Fundações AEP e de Serralves, no dia 12 de novembro, este ano dedicadas ao tema Mudar para Desenvolver, por outras palavras as empresas sob o signo de mudança nestes tempos complexos e incertos que as grandes tendências mundiais nos trazem.

Viriato Soromenho Marques faz a palestra de abertura, para depois este vosso amigo intervir num painel, moderado pelo Engº José Carlos Caldeira, hoje presidente da Agência Nacional de Inovação, e cujo tema de discussão está focado nas megatendências que enquadram a vida empresarial do futuro próximo, se é que hoje existe alguém capaz de antecipar tendências para além do boletim meteorológico empresarial do dia. Da companhia de intervenção destaco a presença do José Manuel Mendonça, Presidente do INESC TECH, obviamente uma boa e estimulante companhia.

Não sei por que carga de trabalhos, solicitaram que a minha intervenção analisasse as implicações socioeconómicas dessas megatendências, logo a seguir ao tema do José Manuel Mendonça que é compreensivelmente o das implicações tecnológicas.

Preparei uma intervenção sob o título “Megatendências e mudança sócioeconómica”, a qual, embora rejeitando a atitude de análise sociológica das megatendências da economia, evolui muito à minha maneira de cruzar a análise económica e o social, para melhor compreender a primeira e salientar a relevância do segundo. No fim de contas, uma oportunidade para regressar aos dois temas que tornaram penosa a minha retirada dos trabalhos académicos: a globalização, sobretudo na sua encruzilhada do pós-2007-2008 e a coevolução do progresso tecnológico e das tecnologias sociais que a inovação historicamente tem representado.

No que respeita à globalização, analisarei sobretudo a incoerência hoje observada entre as três dimensões centrais do processo de globalização:

  • Económica (fluxos de comércio): em que o regionalismo económico dos grandes blocos parece ter substituído a organização global do comércio;

  •  Financeira (fluxos de capitais): na qual a dimensão da crise de 2007-2008 e do seu “aftermath” mostrou como ela pode ser perigosa;

  • Humana (fluxos de pessoas): a qual, até agora incipiente em comparação com períodos anteriores, cresce dramaticamente e pelas piores razões.

No âmago desta incoerência, reforçada sobretudo após a crise de 2007-2008, está hoje a ausência de um racional político e económico para a globalização, para lá da realidade da empresa metanacional, entendida como estádio avançado da firma multinacional, e gere a globalidade do negócio em função da gestão do conhecimento realizada a partir dos inúmeros redutos em que está instalada por esse mundo fora. Contexto de desconformidade e de ausência de rumo regulatório, em que melhor se compreende a tese seminal de RODRIK segundo o qual a globalização não consegue simultaneamente aumentar a intensidade da integração económica, o respeito pelo Estado-Nação fonte de todas as políticas públicas e a preservação das conquistas da democracia política.

No outro vetor da intervenção, regresso a um tema que tem sido caro à minha participação neste blogue. Vivemos hoje do ponto de vista tecnológico e económico uma situação muito paradoxal. Aparentemente, assiste-se à emergência de um novo ciclo de revolução tecnológica, organizado em torno da generalização de processos de robotização, novas formas de inteligência artificial que nos levam ao tema das máquinas aprendentes (em que um português, hoje radicado nos EUA, Professor Pedro Domingos, dá cartas com a sua última obra The Master Algorithm) e grandes avanços no processamento dos chamados Big Data, que vão revolucionar as relações entre as empresas e os consumidores. Mas, apesar dessa onda promissora, discute-se a estagnação secular das economias avançadas de que a chamada economia ZLB (Zero Lower Bound) é tão só um indicador e de que o fraco ritmo de crescimento da produtividade completa o quadro.

Em 1987, Solow discutia provocatoriamente no New York Times Book Review que os computadores estavam por todo o lado, exceto nas estatísticas da produtividade. Solow limitava-se a interrogar-se sobre as razões explicativas dos efeitos muito diferidos que a revolução tecnológica das TIC estava provocar na economia americana. Uma outra maneira de falar na longa maturação dos efeitos da tecnologia sobre a economia.

O paradoxo parece de novo instalar-se. Têm-se multiplicado os sinais de “ansiedade tecnológica” com antecipação de efeitos sobre o emprego, desigualdade, degradação da posição relativa das classes médias. Discute-se a estagnação secular de economias avançadas, em que a desaceleração do crescimento da produtividade é hoje manifesta.

Até agora, a metáfora do cavalo, da robotização e das qualificações transformava estas últimas no antídoto necessário face aos avanços da tecnologia. A força bruta era dispensada por soluções tecnológicas cada vez mais baratas, mas o “skill bias” implícito na tecnologia inovadora protegia os mais qualificados e condenava à sua sorte e à exclusão o trabalho mais desqualificado. A proteção para este último, não em termos de salários mas de emprego, estaria no facto da computação aparentemente não conseguir programar tarefas em que as soft skills, a inteligência social e a criatividade pudessem acrescentar algo ao trabalho desqualificado. Nesse contexto, apenas o trabalho concretizado em ambientes rotinizáveis, previsíveis e programáveis seria penalizado. Hoje não é seguro que essa metáfora continue a exercer o seu manto protetor. O humano pode seguir pelo menos parcialmente o desaparecimento do cavalo. E talvez se instale a divisão entre os qualificados, com novas dicotomias a emergirem neste universo, tais como a banalização versus a sofisticação e excelência da formação graduada, as melhores versus as piores escolas e tantas outras.

Desta vez será mesmo diferente ou respeitando a história do tempo longo as oportunidades suscitadas pelas novas tecnologias continuarão a compensar a destruição das velhas competências?

Será que poderemos equacionar a hipótese de algum humano ter de assumir a responsabilidade de liderar a última inovação que recorre ao contributo da intervenção humana?

Sem comentários:

Enviar um comentário