domingo, 2 de fevereiro de 2014

O QUE É A ECONOMIA?

(John Maynard Keynes)
(Roy Harrod)


Com o sol finalmente a despertar em Lisboa, via Bradford DeLong uma síntese cada vez mais decisiva do que a Economia deve ser. Imaginem a fonte: carta de Keynes a Roy Harrod, em 1938, a propósito de felicitações do primeiro ao segundo por motivo do discurso presidencial deste último à British Economic Association:
A economia é uma ciência que pensa em termos de modelos combinada com a arte de escolher os modelos relevantes para o mundo contemporâneo. Ela é obrigada a assumir esta natureza, porque, ao contrário das ciências naturais típicas, o material sobre o qual é aplicada não é, sob muitas perspetivas, homogéneo ao longo do tempo. O objeto de um modelo consiste em segregar os fatores semi-permanentes ou relativamente constantes dos que são transitórios ou flutuantes de modo a desenvolver uma maneira lógica de pensar estes últimos e de compreender as sequências temporais a que dão origem em casos particulares. Os bons economistas são escassos porque o dom de utilizar a “observação vigilante” para escolher os bons modelos, embora não exija uma técnica intelectual muito especializada, parece ser muito raro.”
Isto foi escrito em 1938. O dom a que Keynes se refere é de facto muito raro. Prova-o o facto de 76 anos depois continuarem a ser largamente maioritários os que, desprovidos desse dom, usam acriticamente modelos em que se engalfinharam a partir de dependências e cumplicidades com Escolas ou simplesmente patronos.
Sábias palavras as de Keynes e sobretudo uma capacidade rara de antecipar um panorama a 76 anos de distância.

Sem comentários:

Enviar um comentário