quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

PILATOS DE KARLSRUHE



O meu colega de blogue suscitou e bem o tema da decisão do Tribunal Constitucional alemão, que tão pouca atenção despertou na imprensa portuguesa. Em caminhada rápida para as Europeias, esta indiferença da opinião política em Portugal evidencia o grau zero da política em Portugal em matéria de assuntos europeus, já com muita gente a salivar a distribuição do bolo dos Fundos Estruturais.
Vale a pena chamar para este espaço o pensamento avisado de Wolfgang Mϋnchau no Financial Times sobre a decisão da poderosa instituição de Karlsruhe de passar para o Tribunal de Justiça da União Europeia a avaliação da constitucionalidade do mandato do Banco Central Europeu para concretizar as célebres operações de Outright Monetary Transactions (compra indireta massiva de dívida). O que na prática o Tribunal alemão fez foi, numa jogada de puro xadrez, obrigar o Tribunal europeu a pronunciar-se sobre a atuação de Mario Draghi e do BCE em salvar o euro, propondo-se fazer o que for necessário em termos de compra de dívida pública para salvar o Euro. Segundo Mϋnchau, a parte introdutória do Acordão do Tribunal alemão dá por adquirida que tal operação do BCE contraria a Grundgesetz, Lei Fundamental alemã. Ora, se a argumentação do Tribunal ia nesse sentido então porque não assumi-lo num pronunciamento dessa inconstitucionalidade?
Cedência tipo Pilatos lavo daqui as minhas mãos ou simples jogada tática?
A questão fica no ar, mas agora pelo menos com a interpelação às próprias instâncias jurídicas europeias, que terão de se pronunciar obrigatoriamente sobre se o mandato do BCE abrange ou não esse tipo de operações que se revelaram cruciais para acalmar expectativas, se a atuação do BCE viola a soberania de parlamentos nacionais e se as OMT constituem ou não uma forma de monetarização da dívida.
A procissão ainda agora se fez à estrada!

Sem comentários:

Enviar um comentário