domingo, 16 de fevereiro de 2014

PORQUÊ?



Que ao Governo do PP de Rajoy tudo acontece já não é novidade alguma. Contam-se pelos dedos as semanas de governação em que danos colaterais do caso Bárcenas, ameaças independentistas catalãs, ecos remotos do despautério financeiro que levou à intervenção comunitária no sistema bancário espanhol, os cortes brutais na ciência espanhola, corrupção em geral (caso Gurtel) e diferentes manifestações da crise social não perturbam a imagem da governação popular.
Mas a tragédia de Ceuta que o porta-voz da Cruz Vermelha considera uma das maiores tragédias migratórias dos últimos tempos bate todas essas perturbações. Disparar balas de borracha (e segundo alguns sobreviventes gás lacrimogéneo) sobre um grupo indefeso e provavelmente por essa via ter provocado todo o acidente revela uma Guarda Civil inclemente, que está a colocar o governo espanhol numa situação muito delicada do ponto de vista internacional. Especialistas de direito internacional consideram que o governo espanhol incorreu numa violação grave de obrigações assumidas no plano internacional ao promover em termos práticos uma “devolução forçada informal” de imigrantes.
Esta é a União Europeia que temos, incapaz de se organizar e de estruturar uma solução política para este tema das migrações determinadas pela fuga à miséria.

Sem comentários:

Enviar um comentário