domingo, 19 de julho de 2015

A BB VAI A VOTOS




(Em tempos que exigem clarificação as personalidades indolores não se recomendam)

Num fim de semana às voltas com o projeto das classes médias para a OIT (com os meus colegas Pilar González, Luís Delfim, ambos FEP – UP e Hugo Figueiredo, Universidade de Aveiro), logo com muito pouco tempo para trabalho de blogue, a cujos resultados preliminares regressarei nos próximos dias, dou comigo a registar uma inquietação.

Parece indiscutível que os tempos são de clarificação à esquerda, sobretudo para as bandas do PS. Não é altura para paninhos quentes, pensamento mole, agradar a gregos e troianos (o que é que significará hoje esta expressão?), personalidades indolores ou "desculpa lá o que vou dizer". No fio da navalha da hesitação, o PS pode estar a jogar nos tempos mais próximos a sua digna sobrevivência com algo a oferecer nos novos rumos da democracia, ou então a submergir para uma longa hibernação, à espera de um contingencial príncipe ou princesa encantado(a), visionário (a) dos tempos futuros.

Pois as leituras fugidias deste fim de semana parece que colocam a Barbie Belém (um carinho para Maria de Belém) em torno dos 25% de intenções de voto para as presidenciais (não me responsabilizo pelo número e pela fonte), dando energia a uma corrente do PS que gosta de consensos insípidos, sem um cabelinho fora do sítio, maternal quanto baste, colocando entre outras coisas não propriamente menores três prestigiados ex-Presidentes em cheque com o seu apoio explícito a Sampaio da Nóvoa.

Felizes e seguros por encontrarem um candidato à medida das suas reduzidas ambições, estas mentes esclarecidas são bem a imagem de descrédito e de rendição em que os socialistas europeus estão mergulhados e que, pelos vistos, não perderam a esperança de domar o que resta de inquietação no PS restante.

Que os deuses me acudam (qualquer um serve) e me protejam de tão insigne contaminação.

É melhor regressar ao tema das classes médias, mais propriamente aos Middle Income Groups e aprofundar a narrativa complexa sobre a sua evolução mais recente.

Sem comentários:

Enviar um comentário