segunda-feira, 13 de julho de 2015

ALGUÉM NÃO LEU NICHOLAS KALDOR EM 1971




(Houve sempre economistas visionários que não foram ouvidos)

Via Bradford DeLong, que por sua vez retoma o The Case For Concerted Action
 - Post-KeynesianIdeas For A Crisis That Conventional Remedies Cannot Resolve, reproduzo palavras sábias de Nicholas Kaldor escritas em 1971 sobre o então designado projeto do mercado comum (The Dynamic Effects of The Common Market):


Algum dia as nações da Europa estarão prontas para fundir as suas identidades nacionais e criarem uma nova União Europeia – os Estados Unidos da Europa. Se e quando o conseguirem, um Governo Europeu assumirá todas as funções que o governo Federal proporciona hoje nos EUA ou no Canadá ou na Austrália. Isso envolverá a criação de uma plena união económica e monetária. Mas é um erro perigoso acreditar que a união económica e monetária pode preceder uma união política ou que atuará (nas palavras do relatório Werner) “ como uma alavanca para a evolução de uma união política que no longo prazo não será capaz de realizar sem aquela”. Porque se a criação de uma união monetária sem controlo sobre os orçamentos nacionais gera pressões que conduzirão à destruição de todo o sistema, impedindo o desenvolvimento de uma união política, não promovendo-a.”

O peso das palavras trinta e quatro anos depois.

2 comentários:

  1. O que faltará para a união politica e um governo unico? Será que esse passo não dependia de uma crise como esta? Os jovens europeus estão preparados para abdicar do conceito de estado nação e dos nacionalismos individuais caracteristicos das gerações mais velhas. Esta crise poderá ser o gatilho que faltava para impulsionar e validar esse passo.

    ResponderEliminar