terça-feira, 14 de julho de 2015

TSIPRAS CRUCIFICADO

(Eduardo Estrada para o El País)



(A propósito de um artigo de José Ignacio Torreblanca no El País)

O professor de Ciência Política na UNED e diretor da delegação em Madrid do European Council of Foreign Relations, José Ignacio Torreblanca, assina hoje no El País um artigo sobre o fracasso político e negocial de Tsipras, procurando as raízes da trajetória de confronto que haveria de conduzir o primeiro-ministro grego a transformar-se em cordeiro a sacrificar pelo topete que teve de afrontar o pensamento único europeu.

O artigo vale a pena ser lido, embora me pareça que na argumentação de Torreblanca está uma representação das instituições europeias que hoje já não cola com as evidências. Mas vejamos o sentido da argumentação do politólogo.

A argumentação de Torreblanca vai direitinha à decisão, então incompreensível para muitos, onde me incluo, de ter constituído coligação com a direita nacionalista e eurocética da ANEL, à qual concedeu inclusivamente o ministério da Defesa. Incompreensível sobretudo porque equivaleu na prática a rejeitar uma aliança possível com os europeístas dos socialistas do PASOK e reformistas do To Potami e, segundo Torreblanca, a defraudar os ventos de feição que se formavam então na Europa com a nova liderança de Juncker e com as pretensões de Hollande e Renzi de furarem a intransigência alemã.

A argumentação aduzida por Torreblanca vai no sentido de considerar que a opção de Tsipras foi soberanista e não europeísta e que o conduziu a um afrontamento óbvio e inevitável da Alemanha. Podemos interrogar-nos sobre as razões do equívoco de Tsipras, sobretudo quando ele acontece num contexto de elevada autoridade moral transportada pelo SYRIZA, já que não tinha nada que ver com o que à esquerda (PASOK?) e à direita (Nova Democracia) se tinha passado no país.

É uma boa questão que merece ser discutida, sobretudo se isso não contribuir para branquear a mais despudorada ingerência política que o “ultimatum” da madrugada da passada segunda-feira representou. Mas pode ser discutível falar de equívoco. Interrogo-me se Torreblanca e todos nós temos o conhecimento pertinente da relação de forças em que Tsipras se movimentou. Em primeiro lugar, o PASOK era então uma força coligável e mobilizável para essa onda europeísta? Tenho as mais sérias dúvidas se à altura estavam criados laços de comunicação política fluida entre o SYRIZA e o PASOK que possibilitassem a alternativa ao pronunciamento soberanista. O que não significa que em meu entender seja estruturalmente estranho a aliança com os nacionalistas e eurocéticos. Tudo indica que o SYRIZA terá usado essa aliança como um instrumento de pressão sobre Bruxelas e aí sim parece uma trajetória equivocada. Depois, há escassa evidência de que essa eventual trajetória europeísta encontrasse em Bruxelas condições de apoio e desenvolvimento.

O que parece hoje evidente é que as margens de transformação no seio do Eurogrupo (curiosamente esta semana a União Europeia esteve morta, como que antecipando o Brexit do Reino Unido) são escassas senão puramente inexistentes. Poder-se-á sempre dizer que uma trajetória diferente de Tsipras teria reforçado a ténue oposição ao dictat alemão.

E o que parece emergir de tudo isto é que mais do que um político seguidor de caminhos equivocados, Tsipras emergiu no contexto errado à hora errada e nos próximos tempos teremos de pensar no efeito de alavanca que o sacrifício do SYRIZA irá representar para as afirmações nacionalistas de Marine Le Pen (França), Farage (Reino Unido) e Orban (Hungria). Mas se pensarmos bem os fantasmas da não democracia já estão presentes nas próprias instituições europeias. Face à falta de escrúpulos democráticos que emergiu no Eurogrupo, parece-me que aquelas personagens são meninos de coro e esse sim é o verdadeiro problema para lá de todas as interpretações do sacrifício de Tsipras.

Sem comentários:

Enviar um comentário