segunda-feira, 13 de julho de 2015

VAROUFAKIS ABRE O LIVRO




(A vertigem de cinco meses de governo começa a ser revelada)

O meu amigo Leonardo Costa leva-me à entrevista de Varoufakis na New Statesman, o que constitui material imperdível como repositório da vertigem de governação grega nos últimos 5 meses.

A entrevista tem pormenores decisivos para compreender o último fim de semana. Vale a pena destacar alguns, pois constituem verbalizações do que podemos intuir a partir do pouco que vai transpirando cá para fora.

Varoufakis acusa em primeiro lugar o Eurogrupo de clima com completa ausência de escrúpulos democráticos de quem se afirma defensor dos princípios da democracia europeia. É uma afirmação forte, mas alguém tinha dúvidas do grau zero da democracia praticado pelo Eurogrupo?

Surpreendente é a afirmação de Varoufakis que quando discutia economia no Eurogrupo se sentia um extraterrestre. Nada mais lapidar. A lógica de argumentação no Eurogrupo já ultrapassou o racional económico há muito tempo, pois a via dos ajustamentos punitivos não tem hoje qualquer suporte económico, transformou-se numa crença, numa ideologia, num instrumento de submissão. Isso explica a esmagadora posição crítica da inteligência económica por esse mundo fora, extensiva a pensadores de matriz liberal e próglobalização, do tipo Martin Wolf.

Para além disto, Varoufakis relata a posição dominante de Schäuble em toda a dinâmica do grupo, a oposição ténue do ministro das Finanças francês e a posição irredutível das economias resgatadas do sul, apavoradas com um eventual êxito negocial do SYRIZA. Tudo cristalino e não tenho dúvidas de que o tenha expresso nas próprias conversas do Eurogrupo.

E finalmente explica em parte a sua saída do Governo sobretudo baseada na apresentação a Tsipras de uma solução de saída para a Grécia contingencialmente aplicada se o BCE e as autoridades comunitárias não atacassem a asfixia bancária grega.

Curiosamente uma entrevista distendida, serena, não revanchista, revelando sobretudo o alívio de alguém que pode finalmente dormir mais do que duas horas por noite sem ser interrompido a qualquer hora.

Tenho cá para mim a intuição de que Varoufakis ficará na história e não será pelo seu exibicionismo mediático que tanto irritou os cinzentões da praça, os tais que a coberto de uma pose de Estado o minam por dentro e aos seus frágeis suportes democráticos.


Sem comentários:

Enviar um comentário