terça-feira, 7 de julho de 2015

A ESTRANHA SENSAÇÃO DE QUE A MANCHA DO PENSAMENTO ÚNICO ESTÁ A AVANÇAR




(Ideias avulsas de um dia pós referendo)

O SPD alemão através do seu líder e vice-chanceler alemão deu o mote: afinal qualquer que fosse o resultado do referendo grego e a interpretação do rotundo não alguém já traçou o destino dos gregos, raciocinando como se os 19 fossem já 18. É simplesmente metafórico que o primeiro zurrar pós referendo fosse de um socialista europeu, aliás para corroborar o zurrar anterior de Martin Schultz. Com sociais-democratas deste calibre estamos aviados.

Ainda poderei compreender, mas não aceitar, que o pensamento pelas bandas do norte esteja a evoluir neste sentido. Mas que nos países mais débeis da zona euro, como Portugal, se pense assim equivale a uma absoluta incompreensão da história futura. Senão vejamos. Se a zona euro não aceita resolver os seus desequilíbrios internos, acomodando a situação dos que só conseguem gerar excedentes orçamentais primários e excedentes externos à custa de uma penosidade social generalizada e no caso particular de uma Grécia com inequívoco potencial geopolítico e geoestratégico, então países débeis como Portugal não deveriam aceitar como inevitável a exclusão da Grécia. Será tudo uma questão de tempo e Portugal estará obviamente na linha de mira.

A indiferença que grassa pela opinião pública europeia com uma situação de GREXIT é o produto triste de uma linha de pensamento único que se fecha inclusivamente a uma poderosa manifestação de democracia, acusando os gregos de tudo mas todos rejeitando a tese do erro enorme do ajustamento a que a economia grega foi sujeita. Como dizia ontem Marcelo, do ponto de vista político 19-1 não é de facto igual a 18. 19-1 equivalerá a prazo ao desmembramento de todo o processo de construção europeia, pois revelará que as instituições comunitárias não são capazes de equacionar os desequilíbrios flagrantes no seio da união económica e monetária.

Das leituras dispersas e anárquicas a que uma situação destas nos conduz, retenho por hoje duas:


Se a EU é o lugar da Grécia isso é assim porque a Grécia é o lugar fundacional da Europa. É óbvio que nem Alexis Tsipras nem Andonis Samarás são Péricles. Mas os valores humanistas desta Europa estão ancorados no seu tempo e circunstância e a Hélade clássica é o seu primeiro problema mais do que a Roma imperial. É um símbolo chave para a narrativa europeia: o comércio (o empório), a praça pública (a ágora), a cidade (a pólis), a razão (o logos), o poder do povo (a dimo-kratia). E para os seus interesses: a continuidade geográfica com os Balcãs por Este; a fluidez com o polo atlântico português (história paralela) no extremo ocidental; a eclusa do Oriente (como acertadamente a China o compreende, que compra o porto do Pireu para entrar no Mar). A Grécia pode ser sempre talvez um problema, mas constitui parte essencial do contrato da Europa consigo própria.”


(…) a Alemanha … é realmente o melhor exemplo de um país que, ao longo da sua história, nunca pagou a sua dívida externa. … Todavia, obrigou frequentemente outras nações a pagar ... A história da dívida pública está cheia de ironia. Raramente acompanha as nossas ideias de ordem e justiça. Quando ouço que os Alemães conservam uma atitude moral sobre a dívida e acreditam fortemente que as dívidas devem ser pagas, dou comigo a pensar: mas que grande anedota. A Alemanha é o país que nunca pagou as suas dívidas. Não tem moral para o ensinar a outras Nações.”



Sem comentários:

Enviar um comentário