quarta-feira, 15 de julho de 2015

NÃO NOS TOMEM POR PARVOS

(Paul Krugman)


(A propósito das recuperações em economias resgatadas)

Anda por aí um clamor, de que a maioria PSD-CDS constitui um arauto fiel e bem ensinado, segundo o qual, graças aos efeitos da austeridade, tal purga purificadora, estaria agora a ser potenciado o crescimento tão ambicionado, aliás apresentado como arma de ricochete para com os desamparados gregos (este é o caminho seus indisciplinados!).

O discurso é de uma pobreza franciscana e mostra bem o grau zero de inteligência com que se faz política hoje em dia, como se entre os dois processos houvesse alguma relação de causa e efeito.

Simon Wren-Lewis já o tinha notado a propósito de discurso similar no Reino Unido habilmente montado pelos conservadores, desmontando a malandrice, mas agora Krugman fá-lo para o grupo dos GIIPS (Portugal, Espanha, Grécia, Itália e Irlanda).

E, como sempre, a linguagem é mortífera. Krugman usa dados do FMI e recorre ao conceito do balanço orçamental estrutural em percentagem do produto potencial como medida do grau de aperto fiscal com que a via punitiva e austeritária foi praticada nesses países, ponderando estes pelo seu produto à paridade do poder de compra.

O gráfico que abre este post é inequívoco. De 2009 a 2013 há um significativo aperto fiscal para o conjunto dos países selecionados, ao qual se segue uma moratória em 2014. Ou seja, vejam a maldade do argumento. Aperta-se fiscalmente as economias, destruindo obviamente produto, e após quase cinco anos desse aperto concede-se uma moratória e obviamente o produto ressente-se positivamente desse desaperto fiscal. E, a partir daí, é a própria dinâmica combinada da procura interna e externa que faz o resto. A maioria PSD-CDS já há algum tempo começou esse levantamento do pé e a todo o momento é publicitada mais uma medida aliviadora. Será isto o efeito redentor e purificador da austeridade? Não, precisamente o contrário.

A Espanha pela sua vasta dimensão de mercado interno merece uma menção especial até porque lidera as previsões de crescimento. Há aqui um efeito de dimensão-país que qualquer aliviamento do aperto fiscal potencia desmesuradamente.

 (Paul Krugman)

E como não podia deixar de ser o gráfico acima repõe o sentido das coisas. Há de facto uma correlação fortemente negativa entre a variação do balanço orçamental estrutural e a taxa de crescimento do PIB, ou seja a melhorias do saldo estrutural induzidas pela austeridade correspondem taxas de variação negativa do PIB. Esta é a verdadeira história. O clamor da maioria é pura banha de cobra e o PS não pode deixar passar esse branqueamento que subtilmente está a passar no discurso político.

Sem comentários:

Enviar um comentário