quinta-feira, 23 de julho de 2015

CARA DRA. TEODORA, O PROBLEMA NÃO É ESSE!




(Prolongando um post anterior …)

A Dra. Teodora Cardoso está entre aqueles economistas aparentemente intocáveis, uma espécie de senadores da economia que é sempre bom ouvir, embora nos últimos tempos me pareça que a Senhora gostaria de viver num mundo mais impoluto, sobretudo liberto da imperfeição dos políticos, indisciplinados, demasiado propensos a não resistir à tentação de manejar a despesa pública para benefício eleitoral próprio. Não é posição e estatuto que me entusiasme, sobretudo porque deixar de fora os economistas dessa poluição ou ruído despesista ou outro qualquer corresponde a um julgamento de perfeição em causa própria que tem que se lhe diga.

Tudo isto a propósito da caixa associada à sua entrevista ao Económico centrada no título “É impossível pensar na despesa pública como motor do crescimento económico”. É provável que como o costume a caixa seja uma pura invenção de jornalista ávido de atenção para uma peça sua, sabe-se lá com que objetivo profissional. De qualquer modo, não é possível passar em claro que o tema não corresponde a caixa nenhuma. Do ponto de vista do crescimento a longo prazo, não vale a pena perder pestanas com essa discussão. De facto, a longo prazo não é a despesa pública que traça as trajetórias do crescimento e do desenvolvimento, não é o seu elemento motor, o que não significa que as políticas públicas não sejam relevantes, antes pelo contrário (ver hoje a apresentação pela Fundação Calouste Gulbenkian e pelo Instituto Thomas Jefferson – Correia da Serra dos dois volumes da grande conferência do passado outubro em que tive o prazer participar e em cujos volumes estou representado com um paper com a amiga Elisa Babo).

Mas o problema não é esse. É que o crescimento económico de longo prazo é uma abstração se não o interligarmos com a sucessão dos crescimentos de curto prazo, isto é, com as chamadas transições. As trajetórias de longo prazo não se constroem em ambientes impolutos, sem ruídos, imunes à indisciplina dos políticos e dos cães de fila. Constroem-se nesses ambientes e aqui há um debate para o qual a Europa se deixou afastar. No contexto de transição e de recuperações pouco robustas que o ambiente de zero lower bound e de quase deflação que se instalou, é precipitado e errado afastar a despesa pública, não necessariamente, claro está, com a mesma intensidade, em função dos estados de endividamento. Mas quando famílias e setor empresarial estão em desalavancagem de crises determinadas essencialmente pela prodigalidade do crédito, desprezar a despesa pública é erro grave. Como a Dra. Teodora deveria saber, nesses ambientes e por muito que talvez lhe custe a política monetária é bem limitada nos seus efeitos. Por isso o grande problema é esse e não o da caixa, mesmo dando de barato que ela foi obra de jornalista ávido de notoriedade. E sem resolver esse problema dissertar sobre a irrelevância da despesa pública para as trajetórias de longo prazo é pura perda de tempo.

Com todo o respeito!

Sem comentários:

Enviar um comentário