quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

A “GRANDE DIVERGÊNCIA”


Já ninguém ousa contestar que está em curso aquilo que alguns especialistas já designam por uma “grande divergência” entre os principais bancos centrais do mundo. Sendo que, em consequência, o enquadramento macroeconómico global conhecerá alterações de largo espetro e potencialmente impactantes.

O gráfico acima dá conta do que foi a evolução relativa, desde a génese da crise até ao presente, dos yields da dívida pública alemã face aos seus equivalentes associados ao Tesouro americano – dois comportamentos que por si só davam para que gastássemos muitas linhas de tinta, analiticamente falando como é óbvio.

Focando-nos no momento atual, observemos que já se regista um diferencial negativo recorde entre aqueles dois tipos de yields. Ora, o que está hoje absolutamente adquirido é que esse diferencial vai ainda conhecer, nos tempos mais próximos, um notório aprofundamento: com efeito, enquanto a FED (assim como o BoE) já deixou claro ter condições para abrandar/abandonar o pendor expansionista que tem caraterizado a sua política monetária, o BCE (assim como o Banco do Japão) também já explicitou o inverso, i.e., que irá introduzir novos elementos de estímulo expansionista na sua política.

Já agora, e porque este nosso recurso técnico-empírico aos gráficos não é contraditório com alguma valorização da componente estética, junto o gráfico abaixo a título de ilustração especialmente artística da consabida expressão atingida pelo programa de compra de ativos levado a cabo pela instituição dirigida por Mario Draghi no decurso do último ano.

Quanto às novas notícias – aliás de alcance previsível, como acima deixo sublinhado –, elas estão aí à bica. Ano novo, vida nova na economia mundial...

Sem comentários:

Enviar um comentário