terça-feira, 15 de dezembro de 2015

VÁRIAS SOBRE OS TEMPOS QUE CORREM




(Uma mescla de reflexões sobre tempos ainda não estruturados)

Por afazeres profissionais fiz hoje em Braga uma intervenção num seminário da Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado), realizado no edifício do Generation, no Campo da Vinha, destinado às tecnologias urbanas e onde funciona a dinâmica Start-up de Braga com os seus espaços de incubação. O seminário destinava-se a fechar o ciclo de preparação da programação Cávado 2020, no qual os municípios de Esposende, Barcelos, Braga, Vila Verde, Amares e Terras do Bouro conceberam os seus investimentos e os da CIM para dar corpo ao processo de contratualização daquele território com o Portugal 2020. Como coordenador desses trabalhos a minha presença tornava-se óbvia, mas estava com curiosidade sobre algumas intervenções que estavam programadas e para sentir o ambiente institucional em torno daquele exercício de planeamento. Sou sempre de opinião que é preferível trabalhar com os que aceitam participar nestas coisas do que aspirar a grandes presenças que depois se esfumam na poeira dos compromissos. Pois assim aconteceu. Estavam previstas intervenções do Daniel Bessa na qualidade de responsável executivo da COTEC (afinal estávamos no coração de um ecossistema de inovação emergente em torno da Universidade do Minho), do Reitor desta Universidade Professor António Cunha e do próprio presidente da CCDR-N Professor Emídio Gomes, apresentando já este último no programa aquele asterisco que costuma significar na prática ausência. Pois nenhuma das três personalidades se dignou comparecer. O que me leva à minha primeira reflexão típica destes tempos: falta de respeito institucional pelas iniciativas descentralizadas. Quem não quer comparecer nestas iniciativas ou tem expectativas de impedimento poderia saudavelmente evitar a referência do seu nome nos programas. Certamente se tomássemos conhecimento dos compromissos que afastaram tão doutas personalidades do evento compreenderíamos melhor a valoração dos custos de oportunidade que passam por suas cabeças. Não estiveram, paciência. Mas a vulgarização das presenças não confirmadas é sinal do desrespeito dos tempos.

No almoço com um colega de trabalho na QP, num restaurante de balcão ou de barra que vão escasseando por aí (o Silvas Bar bem no Centro Histórico de Braga que bem recomendo), o ambiente é agradável e as conversas cruzam-se, sob a batuta diligente do dono que regula todo o movimento e ambiente. Numa dessas conversas cruzadas com clientes ao meu lado esquerdo, o dono do restaurante saiu-se com esta: “O melhor período foi quando não tivemos governo em funções!”. A minha primeira reflexão foi imaginar que o homem não morreria de amores pelo governo de Costa. Mas o desenvolvimento da conversa esclareceu-me que não era essa a intenção da tirada. Afinal o que ele queria dizer é que mal o governo tomou posse começaram a surgir os tais esqueletos do armário. Mas que sabedoria!

O caso Banif começa a libertar odores bem pouco agradáveis, sobretudo pelo que este caso representa de relacionamento institucional bem pouco claro e transparente entre a anterior ministra das Finanças (que não é seguramente flor que se cheire com volúpia) e o governador do Banco de Portugal que parece acumular infelicidades nos tempos mais recentes. Se é verdade que os analistas especializados não falam de crise de liquidez na instituição, não se entendem bem nem as razões do agravamento da situação, nem as que explicarão que o aviso da Price Waterhouse não tenha sido corretamente avaliado. Recuso-me a acreditar que a Comissão Europeia tenha interesse objetivo em criar uma situação de instabilidade exigindo pelas regras da concorrência e por isso a posição da dita Comissão nunca poderia constituir uma surpresa. Resultado de tudo isto, o caso Banif vai ser o primeiro teste ao relacionamento institucional entre Carlos Costa e o governo de Costa, com a maléfica Maria Luís a gozar de bancada. Cheira-me que uma vez mais teremos uma venda ao desbarato, sobretudo no cenário em que a mesma contemple no mesmo pacote os eventuais produtos tóxicos que o banco acumulou. O que será dizer que desta vez ninguém, espero eu, tenha o desplante de que tudo será feito com o propósito de não provocar danos aos contribuintes. Imagino que Sérgio Monteiro tivesse uma solução miraculosa qualquer de venda, mas creio que desta vez não terá condições para prolongar o seu vínculo. No fundo das coisas, o Banif sofreu para ambiente eleitoral de 4 de outubro uma pintadela para impressionar eleitor incauto e desprevenido mas os problemas já lá estavam e a tinta começou a saltar. Mais um sinal dos tempos: vale tudo para ficar bem na fotografia, sobretudo quando a contestação não é organizada.

Já depois do evento tomei conhecimento de um facto urbano que julgava impossível de acontecer. Também em Braga, uma zona do saneamento da cidade terá experimentado um grande entupimento, simplesmente porque os canos estariam obstruídos por instalações não autorizadas de fibra ótica. Pela notícia do Público, percebe-se que se trataria de “cerca de 2,5 quilómetros do ‘anel’ de fibra ótica instalados em condutas de efluentes, entre o polo da Universidade do Minho e o Parque de Exposições”. Imagino que não seja uma boa prática. Mas o sinal dos tempos é a mais profunda indisciplina que deve reinar no subsolo das principais cidades, sem rei nem roque, e sem uma efetiva regulação que teria de ser municipal, claro está.

Finalmente, estou particularmente à vontade para enunciar o último caso. Não morro de amores pela personagem Rui Rio e a minha avaliação da classe política não é tão má que justifique por condescendência considerar Rio um exemplo do que deveria ser a classe política. A personagem esgotar-se-ia por si própria se não beneficiar de enchimentos exógenos e vários já aconteceram no passado relativamente recente. Pois, ontem a SAD do FCP resolveu encher mais a personagem com uma proibição objetiva da sua participação no Porto Caixa num programa comemorativo da SIC, com edição especial da Quadratura do Círculo. Não discuto a decisão em si da SAD do Porto que lá terá as suas razões por mais obtusas e canhestras que elas me pareçam. Mas a partir de agora Rio tem mais uma no currículo. Pode sempre apresentar-se como alguém a que lhe foi coarctada a liberdade de participação num dado programa realizado num determinado espaço, privado diga-se. Muito gostaria de ouvir Pacheco Pereira sobre esta matéria, sabendo que era seu convidado substituto no programa e sobretudo porque é um grande apoiante de Rio especialmente nas diatribes contra o futebol na Cidade. Sinal dos tempos: há personagens que só com enchimentos artificiais vão sobrevivendo e há sempre incautos e desprevenidos que vão proporcionando esses enchimentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário