domingo, 20 de dezembro de 2015

O QUE ESTARÁ EM JOGO, AMANHÃ, EM ESPANHA?




(Mais, muito mais do que saber se o PP persistirá no poder.)

As eleições legislativas espanholas que amanhã se realizam acontecem com algumas certezas e muitas interrogações. A principal certeza, tanto quanto o comportamento eleitoral está bem descrito pelas sucessivas sondagens realizadas e a maioria absoluta de uma só força política parece afastada, é que terminará um ciclo de polarização e alternância entre o PP e o PSOE. O aparecimento em cena de forças políticas como o CIUDADANOS e o PODEMOS baralhará essa bipolarização e abrirá para novas combinações políticas.

Mas para além dessa eventual certeza confirmada pelas urnas, na eleição de amanhã estarão em jogo algumas questões bem mais relevantes, algumas das quais suscetíveis de nos clarificar os traços mais profundos do eleitorado espanhol e indiretamente da sociedade que vota.

A primeira questão em jogo dessa natureza pode reduzir-se à seguinte formulação interrogativa: será que uma força política que foi o rosto da austeridade mais ofensiva e que simultaneamente se cobriu de “glória” com os casos mais rocambolescos de corrupção a todos os níveis, nacional, regional, local e empresarial, pode não perder o poder ajudada por melhorias macroeconómicas que estão longe de apagar as marcas indeléveis da crise? Esta possibilidade é real. O PP perderá muito provavelmente a maioria absoluta, mas pode não perder o poder. Basta para isso que consiga uma aliança de governo com o CIUDADANOS, baseada por exemplo na obrigatoriedade do PP cortar a direito em direção à sua envolvente corrupta e garantindo ao PP algum apoio na gestão da questão catalã. Não se trata de uma solução inverosímil. É capaz de ser até a mais provável de todas. O que não será indiferente para as teses austeritárias e para a sua eventual capacidade de gestão política dos danos impostos.

A segunda questão, não menos importante para a clarificação da direita espanhola, pode ser assim formulada: pode uma formação política de direita, nascida da cultura empresarial catalã e não comprometida com as sombras da corrupção clientelar espanhola, aspirar a influenciar decisivamente os rumos da política espanhola, contribuindo para a modernização do PP e enterro dos focos de corrupção mais salientes? A resposta é também afirmativa, tudo dependendo da votação que o CIUDADANOS alcançar.

A terceira questão prende-se com os rumos do socialismo democrático em Espanha. Podemos formulá-la assim: desperdiçará o PSOE a oportunidade única de capitalizar os danos da austeridade e o levantamento do manto da corrupção do PP, sobretudo pelo facto de não ter conseguido distanciar-se dos focos de corrução que albergou desde os tempos de Felipe González? A minha intuição é afirmativa. O PSOE vai provavelmente falhar a oportunidade e dificilmente se levantará nos próximos tempos.

Finalmente, uma questão em jogo em torno do PODEMOS: será que um partido antissistema pode influenciar o xadrez político da governação em Espanha, dando sequência a uma combinação surpreendente entre ciência política de esquerda e indignados? Já estive mais certo disso.

A vinheta de El ROTO acolhida pelo meu colega de blogue e que perfilho, com aqueles traços de gente que sobe e desce nas escadas rolantes das grandes superfícies comerciais, simboliza bem o novo antídoto para as consequências reivindicativas da desigualdade – o crédito. E a grande questão que resulta daqui é a de saber se uma recuperação macroeconómica, enviesada, desequilibrada e socialmente injusta é por si só capaz de repor essa ilusão do crédito e assim assegurar a permanência no poder de quem manejou os instrumentos da austeridade.

Sem comentários:

Enviar um comentário