domingo, 20 de dezembro de 2015

POR UMA VENTANIA NO REINO DE ESPANHA!

(José Maria Pérez González – “Peridis”, http://elpais.com)

(José Maria Pérez González – “Peridis”, http://elpais.com)

(José Maria Pérez González – “Peridis”, http://elpais.com)

É hoje, então, que nuestros hermanos estão a ir a votos. Pessoalmente, só quero daqui formular o desejo sentido de que tratem com o merecido corretivo o “sopinha de massa” que tão capturado pela corrupção e de modo tão desajeitado os vem governando em maioria absoluta. Como o salientam com graça as quatro vinhetas imediatamente abaixo.





Mas o que já está verdadeiramente claro é que o bipartidarismo das últimas décadas (PP/PSOE) não sobreviverá às mãos de dois novos partidos – um da área do centro-direita (“Ciudadanos”) e outro da esquerda radical (“Podemos”) – que parecem ter ganho asas definitivas. Mariano Rajoy procurou ignorá-los, recusando qualquer debate a quatro e apenas aceitando um momento de confronto direto com o socialista Pedro Sánchez. Terá sido mais ou menos assim (imagens de apoio abaixo): enquanto os três principais opositores (o dito Sánchez mais Albert Rivera e Pablo Iglesias) discutiam entre si ideias e propostas eleitorais, o nosso Marianito preferia optar – com a arrogância típica dos falsos tímidos – por assistir relaxadamente à respetiva transmissão televisiva no aconchego caseiro do sofá com cobertor.

(Agustin Sciammarella, http://elpais.com)


Quanto a sondagens, os números foram variando. Embora dentro de intervalos que parecem apontar dominantemente para uma vitória sem maioria absoluta do PP e para um renhido despique pelo segundo lugar entre as três outras maiores forças políticas. Num quadro como este (veja-se o gráfico do “El País” sobre a evolução temporal das intenções de voto), não só não seria de espantar que os resultados finais acabassem por trazer surpresas em relação a esta ordenação como até se vai tornando provável um cenário “à portuguesa” – vejam-se, logo abaixo, as diferentes e mais empatadas estimativas de final de novembro ou as últimas simulações do “El Español” indicando como cenário de maior probabilidade um em que uma nova maioria venha a ser forjada em torno de um acordo de três partidos (PSOE, Ciudadanos e Podemos) que assim afastasse o PP da área do poder.

Mais logo saberemos o que ditou a cabeça média dos espanhóis, mas volto à minha de reafirmar quão agradável e construtivo seria que o jogging que se diz que Rajoy se vem dedicando lhe viesse a ser de efetiva utilidade prática...

Sem comentários:

Enviar um comentário