segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

ERRO DE COMUNICAÇÃO OU TURBULÊNCIA NO BCE …




(Quando a estabilidade do sistema financeiro internacional está dependente do tom das palavras dos governadores ou da imprevisibilidade interpretativa dos mercados isto vai de mal a pior)

BCE, analistas financeiros e mercados andaram a semana passada de candeias às avessas, com o dólar, o mercado de ações e de títulos a suportarem uma forte correção em baixa após o pronunciamento público de Draghi na passada quinta-feira. A intervenção de Draghi e a decisão comunicada do BCE foi interpretada como sinal de intermitência nas posições anteriormente anunciadas pelo governador Draghi de fazer tudo o que for necessário para combater eventuais riscos de deflação que voltem a manifestar-se.

Que algo se passou parece hoje não haver dúvida. E a melhor prova é a tentativa de correção da mensagem comunicacional no dia seguinte no Clube Económico de Nova Iorque, numa espécie de traço simbólico que Gavyn Davies tão bem registou  noFinancial Times. Draghi parece de facto mais solto e descomprometido quando fala fora do território europeu, o que não deixa de ser um indicador indireto ou uma mensagem subliminar do governador.

O mesmo Gavyn Davies anota duas possíveis razões para a aparente incoerência comunicacional de “forward guidance” em que o BCE terá incorrido. Uma mais verrinosa, teria que ver com problemas de formação da decisão no interior do conselho decisório do BCE. O representante do Bundesbank teria conseguido influenciar mais opositores do que o esperado e teria havido problemas na decisão de estender e intensificar o programa de quantitative easing. A interpretação mais benigna seria associada a um eventual conhecimento de novidades mais promissoras na cena dos indicadores de referência, sejam os problemas da China, sejam ainda as perspetivas mais animadoras de crescimento na própria União Europeia. A primeira das interpretações parece não ter consistência dada a afirmação de Draghi de que a decisão de quinta-feira passada foi tomada com uma larga maioria e aqui se compreende também como bem mais transparente é o processo de tomada de decisão do FOMC do FED – USA em que se conhece com pormenor o que os governadores assumem na decisão que leva ao comunicado final.

Mas que o BCE não antecipou o tipo de reação dos mercados é de todo evidente sobretudo a partir da leitura da intervenção de Draghi em Nova Iorque.

Com estas leituras de hoje, dou comigo a pensar que em nome da estabilidade financeira e dos mercados muita coisa foi vendida e imposta designadamente a países como Portugal que, pela sua dimensão, estão longe de poder influenciar com relevo os tais mercados. Só na presunção bafienta de um Portas ou na santa ignorância de um Passos se pode compreender essa perspetiva de que os sacrifícios dos portugueses tiveram o condão de sossegar os espíritos intranquilos dos mercados. Afinal, os ditos parecem reagir mais à sintaxe de Draghi e dos comunicados. Por este andar, chegaremos ao despautério do tom do comunicado e das respostas na conferência de imprensa influenciar mais os tais espíritos do que a consistência das contas.

Sem comentários:

Enviar um comentário