terça-feira, 8 de abril de 2014

DESEMPREGO DE LONGA DURAÇÃO



O desemprego de longa duração é daquelas manifestações de disfuncionamento do mercado de trabalho sobre a qual se conhecem os malefícios para quem por ela é atingido, mas em relação à qual acaba por se conhecer pouco em termos de informação quantitativa. A informação qualitativa é mais rica e diversificada, abrangendo quer histórias de vida de quem se vê mergulhado numa espécie de não retorno, quer testemunhos diversos e pontuais.
É por isso de registar quando estudos quantitativos vêm clarificar a dimensão de problemas identificados pela análise qualitativa. Neste caso, é sobre a economia americana que falamos, mas por desgraça nossa o nosso mercado de trabalho vai apresentando cada vez mais similaridades com algumas dimensões de disfuncionamento do mercado de trabalho “born in USA”.
É o caso de um estudo publicado por David Neumark e Patrick Button na interessante Economic Letter do Federal Reserve Bank of San Francisco, designado de “Age Discrimination and the Great Recession”.
Ora, o que o estudo de Neumark e Button evidencia com clareza é que, após a Grande Recessão de 2007-2008 e ao contrário do que sucedia até a esse marco temporal, são os trabalhadores americanos com mais de 55 anos a permanecer mais tempo fora do mercado de trabalho, cerca de mais de 50% do que o escalão entre os 25 e os 54 anos. A investigação de Neumark e Button regista a presença de uma efetiva discriminação pelas empresas deste escalão, apesar da existência de medidas de política que procuram evitar essa discriminação e da ilegalidade que essa situação representa, quando devidamente demonstrada perante a lei.
Por mero recurso a análise qualitativa e a uma perspetiva impressiva do fenómeno em Portugal, esta evidência deve ter em Portugal uma expressão bem mais marcada. É aliás uma das fraturas mais dolorosas da sociedade portuguesa e o governo não parece interessado em assumir frontalmente este problema.

Sem comentários:

Enviar um comentário