sexta-feira, 11 de abril de 2014

GRINGOS DE GARGALHADA


Um recente mas atento membro da família fez-me chegar uma preciosa mas preocupante informação publicada pelo “The Washington Post”, que passo a partilhar. Então não é que um inquérito sobre a Ucrânia efetuado junto de 2066 cidadãos americanos (via “Survey Sampling International Inc.”) teve por resultado que apenas um em cada seis dos interrogados foi capaz de localizar o dito país no mapa-múndi!

Acima, uma síntese das respostas obtidas com cada ponto a representar a localização no mapa indicada pelo inquirido e as cores (do vermelho para o azul) a significarem a maior ou menor proximidade (respetivamente) da resposta dada em relação à localização certa. Sendo que alguns chegam ao ponto de considerar a Ucrânia como um estado americano, a maioria a localizou algures na Europa ou na Ásia e a média das respostas errou por cerca de 1800 milhas de distância (situando o país em questão numa área delimitada por Portugal a oeste, pelo Sudão a sul, pelo Cazaquistão a leste e pela Finlândia a norte)!

Mas mais ainda: conjugando a análise das respostas obtidas quanto à localização da Ucrânia no mapa e as opiniões dadas pelos mesmos cidadãos americanas sobre uma eventual intervenção militar constata-se que quanto maior foi o grau de falhanço geográfico mais vontade foi manifestada em favor de o exército dos Estados Unidos ir até lá – onde quer que isso esteja... – pôr aquela gente na ordem!

E é este o povo que manda neste fantástico mundo em que vivemos – Nossa Senhora dos Aflitos nos acuda!

Sem comentários:

Enviar um comentário