sábado, 2 de março de 2013

A TEMPERATURA ECONÓMICA EXPLICADA

(Bernardo Erlich, http://elpais.com) 
Já foi feito neste espaço o justo elogio do economista belga Paul De Grauwe, agora essencialmente ligado à “London School of Economics”, razão pela qual me dispenso de mais encómios aos seus relevantes contributos para a teoria económica e ao seu continuado trabalho de elucidação e denúncia em relação aos principais traços da atual crise europeia e aos desmandos a ela associados.
 
Nesta linha, é mais uma vez esclarecedor o último artigo que se lhe conhece (“Panic-driven austerity in the Eurozone and its implications”, “Vox”), assinado em coautoria com uma economista chinesa doutorada em Lovaina. Os quatro gráficos que abaixo reproduzo, com a devida vénia, pretendem dilucidar a temperatura económica na Europa recorrendo a uma representação menos criativa do que a que ressalta das vinhetas de Erlich. A sua chave de leitura assenta numa econometria básica segundo a qual o indicador R2 mede (numa escala de 0 a 1) quanto da variação ocorrida na variável representada no eixo das ordenadas é explicada pela variável representada no eixo das abcissas; três resultados merecem especial sublinhado.
 
Um primeiro resultado marcante é traduzido pela verificação de uma estreita correlação positiva (R2 = 0,9668) entre os spreads (diferenciais de taxas de juro da dívida soberana de cada país em relação às alemãs) e as medidas de austeridade aplicadas por cada país, isto é, maiores spreads a explicarem em quase 97% a maior intensidade dos programas de austeridade levados a cabo. O que os autores racionalizam nos seguintes termos: “Desde o início da crise da dívida, os mercados financeiros forneceram sinais errados; conduzidos por medo e pânico, empurraram os spreads para níveis artificialmente elevados e forçaram as nações com escassez de dinheiro para uma austeridade intensa que produziu grande sofrimento”.
 

Um segundo resultado significativo é traduzido pela verificação de uma forte correlação positiva (R2 = 0,8601 e R2 = 0,8504, respetivamente) entre a austeridade ocorrida em cada país e a sua dinâmica de crescimento económico e de endividamento, isto é, maior austeridade a explicar os maiores custos constatados em matéria de decréscimos de PIB (mais de 86%) e de acréscimos do peso da dívida em percentagem do PIB (mais de 85%). O que os autores sumarizam nos seguintes termos: “Pânico e medo não são bons guias para as políticas económicas. Estes sentimentos obrigaram os países do sul da Zona Euro a uma rápida e intensa austeridade, que não apenas conduziu a profundas recessões mas também não ajudou até agora a restaurar a sustentabilidade das finanças públicas. Pelo contrário, as mesmas medidas de austeridade conduziram a dramáticos aumentos do rácio da dívida em relação ao PIB nos países do sul, assim enfraquecendo a sua capacidade para servir a sua dívida.”
 
 
 

Um terceiro resultado interessante é traduzido pela verificação de uma estreita correlação positiva (R2 = 0,9777) entre os spreads que existiam em meados de 2012 e a sua variação na sequência das decisões do BCE subsequentes ao whatever it takes de Draghi, isto é, níveis especulativos mais altos no período pós-crise a induzirem reações de mais visível tendência normalizadora após o anúncio das chamadas OMT’s. O que os autores equacionam nos seguintes termos: “Ao afastar o fator medo, o BCE permitiu que os spreads caíssem. Vemos que o declínio nos spreads foi maior nos países em que o fator medo tinha sido maior.”
 

Digna de nota é, ainda, a conclusão final apresentada em dois tempos por De Grauwe e Yuemei Ji: por um lado, os mercados financeiros empurraram os spreads para níveis crescentemente afastados dos “fundamentais” económicos e contribuíram também para uma alimentação da lógica deflacionista que se instalou, visto não terem sinalizado junto dos países do norte da Zona Euro a possibilidade e necessidade de eles estimularem as suas economias e assim contrabalançarem a deriva recessiva; por outro lado, se os efeitos de um BCE a assumir-se como possível prestamista de última instância eliminaram os “medos existenciais quanto ao futuro da Zona Euro”, o facto é que tal eximiu o futuro da Zona Euro de ficar sujeito a “novos riscos” que se deslocaram para a esfera social e política.
 
Aqui fica, pois, um pouco de “economês”, simplificado q.b., a marcar uma tarde em que os portugueses estão na rua a proclamar “apre”…

Sem comentários:

Enviar um comentário