domingo, 10 de março de 2013

THE EGO ENTREPRENEUR


Um tema que sempre me fascinou é o da identificação dos atributos psicológicos e também sociológicos que fazem ou que geram um bom empresário. Na literatura do desenvolvimento económico e da inovação, essa matéria costuma ser designada pelos factores do N-entrepreneurship. Joseph Schumpeter (1883-1950) e Harvey Leibenstein (1922-1994) são referências incontornáveis para qualquer iniciado. Schumpeter tem uma conceção mais elitista e o seu conceito de empresário –herói só é reservado aos empresários inovadores. Os restantes não fazem a diferença. São um fator produtivo como outro qualquer e limitam-se a reproduzir o sistema. Leibenstein é mais moderado e distingue entre o N-entrepreneur (empresário inovador) e o R-entrepreneur (empresário de rotina).
Mas todo este intróito deve-se a quê? A entrevista de hoje do Engº Belmiro de Azevedo (BA) ao Público passa a constituir em meu entender um elemento material incontornável para qualquer estudo sobre os atributos do N-entrepreneur.
Embora o tema mereça melhor e mais meditada análise, a entrevista de BA traz à panóplia desses atributos um novo e decisivo elemento: a dimensão do EGO. O Ego de BA é seguramente bem maior do que a sua fortuna e o seu vasto conglomerado empresarial. Transborda em toda a entrevista, transforma-se no seu ADN diferenciador, chega por vezes a tocar os traços da arrogância. Ora isto suscita uma questão bem interessante para a literatura do N-entrepreneurship. Será que ele exige egos com esta dimensão e sobretudo as condições materiais desejáveis para se revelarem e consolidarem? Não é de facto matéria mole para todo o ressurgimento do tema do empreendedorismo. A razão é simples: o que é inato e o que é passível de formação, aprendizagem, demonstração, coaching? Dizia David Mc Clelland, uma das referências cruciais na psicologia do N-entrepreneurship que não é indiferente o caráter precoce ou tardio com que os bebés largam a fralda, precipitando ou diferindo o caminho para a autonomia e para o self-achievement.
Na entrevista, emergem com clareza, como não podia deixar de ser, outros traços reconhecidos generalizadamente na literatura. Um deles é o gosto de mandar. Mas há outros aspetos pessoais que vale a pena destacar: a influência do rigor do professor primário, a educação dos filhos, a preparação da sucessão são aspetos preciosos para caracterizar os atributos psicológicos que andam associados ao seu estilo.
A este propósito a referência de BA à Porto Business School de que é presidente é uma delícia e presunção e água benta …:
É uma escola que tem duas ou três coisas muito diferentes daquelas que existem no mundo. É a única que é, de facto, uma associação entre empresários e uma universidade, em que os empresários garantem duas coisas importantes para a sua sustentabilidade: metem uns dinheiros para serem associados; mandam para lá os estudantes. Dão o financiamento e a matéria- prima, os gestores em início de carreira. (…) Sou o presidente e quando eu mando os outros obedecem. Não pode pôr essa frase, mas é um bocado assim (risos).
O que é que a UP pensará disto? Certamente que os professores da UP acolhidos pela asa de BA dirão que sim! E os que permanecem fora dessa asa de acolhimento, sobretudo os que, citando BA: “Um professor de uma escola de negócios tem de ser um excelente professor, um excelente comunicador, passar muito tempo a visitar empresas. Um professor universitário não faz nada disto!”? Aceitarão de bom grado este apagamento da instituição universitária e das suas lideranças?
É, de facto, uma boa questão para discutir com todas as pinças necessárias a articulação entre a Universidade e o mundo dos negócios!

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