terça-feira, 5 de março de 2013

O PRIMADO DA LIBERDADE

 
Há muito que aprecio os escritos da jornalista do “Público” Alexandra Lucas Coelho (ALC), agora mais rotineiramente presente, a partir do Brasil, na coluna “Atlântico Sul” do Caderno 2 dos domingos. Esta semana falou-nos de Yoani Sánchez (acima caricaturada na “Veja” pelo cartunista Lezio Junior), a bloguista cubana e crítica do regime que logrou sair do seu país para visitar o Brasil à vigésima tentativa e recusa nesse sentido.
 
Foi agressiva, embora razoavelmente localizada, a mobilização de alguns contra Yoani, entre protestos e boicotes de vários tipos. A tal se referiu a “Veja” – tão boa revista quanto crescentemente reacionária – em moldes como “o eixo PT-Havana”, “o dossiê da vergonha” ou “os dólares de Cuba para a campanha de Lula”. ALC, bem mais espessa, também se lhe referiu no seu último artigo: por um lado, explicando-se – “Na história do autoritarismo, a liberdade é sempre relativa: eles não são bem livres, mas têm educação gratuita; eles não são bem livres, mas têm saúde gratuita; ou, finalmente: eles não são bem livres, mas são iguais.” – e, por outro lado, recorrendo às palavras da própria Yoani – “Que educação e saúde gratuitas com um salário médio de 20 dólares? Quem recebe 20 dólares por mês já está a pagar muito por educação e saúde. E se sobrevive não é por causa do Estado mas apesar do Estado, multiplicando-se em esquemas para arranjar o que não há, incluindo envios dos parentes que conseguiram partir. O regime cubano engendra delação, corrupção, prostituição, emigração. Entretanto, navegar a sério na Internet só em hotéis para estrangeiros.”
 
Perguntada sobre se é de esquerda ou de direita, Yoani respondeu que o seu primeiro compromisso é com a liberdade. O que ALC comenta sublinhando que “eu também quero aquela Havana de carros velhos e ondas no Malecón e gente com requebrado”, mas insistindo numa mensagem que, sendo talvez já clássica, é sobretudo referencial: “que o primeiro compromisso da esquerda seja com a liberdade”…

Sem comentários:

Enviar um comentário