quarta-feira, 20 de março de 2013

CEGUEIRA? INCOMPETÊNCIA? …



O cartoon que me chegou via post do Fernando Carvalho no Facebook ilustra bem algumas das minhas dúvidas sobre o que se vai passando na zona euro e União Europeia e sobre o que se vai abatendo sobre nós como consequência direta desse outro nível de problemas. Aparentemente, estamos perante verdadeiros “ceguinhos políticos”, vagueando ao sabor da desorientação na condução de todo o processo. Mas essa desorientação pode ser também o produto de uma simples incompetência. As vendas oculares representariam neste caso o resultado da incompetência na procura das soluções mais consistentes. Mas hesito frequentemente. Não será tudo isto uma encenação para fazer passar projetos bem mais ocultos, como por exemplo a submissão do mais amplo espírito europeu a uma simples lógica de globalização financeira e de mercado único a todo o custo? Mas há também a possibilidade do curto prazo político (no horizonte as eleições alemãs, outros casos virão) se sobrepor a tudo o resto, que também é uma forma de destruição do projeto europeu ao sabor das flutuações e turbulências eleitorais.
O caso de Chipre e das diversas incidências e derivas do seu default bancário são mais um episódio em toda esta ópera bufa. O que espanta é que nos últimos dias ninguém já fala de União Bancária. E o que também espanta é como a situação do sistema financeiro de Chipre, potencialmente explosiva segundo todos os critérios de supervisão prudencial, vou evoluindo sem que ninguém de bom senso regulador tenha colocado entraves à sua aterragem anunciada. O problema é complexo e exige análise ponderada. Continua obscura a questão de saber se a ideia de taxar os depósitos inferiores a 100.000€ veio de facto do governo cipriota ou se, pelo contrário, foi insidiosamente introduzida na negociação sabe-se lá por quem. O ministro alemão Schäuble apressou-se a comunicar que a Alemanha não teve nada a ver com a decisão, mas a dúvida pairou.
Martin Wolf tem um artigo no Financial Times que merece ponderação, sobretudo pela perspetiva desassombrada com que analisa o problema. Wolf não ignora a inevitabilidade da reestruturação do sistema bancário cipriota, mas põe o dedo na ferida quando refere que uma União Bancária mais avançada poderia perfeitamente assumir a recapitalização direta desse sistema. O que parece ter sido asneira e da grossa é o facto de se ter quebrado a barreira de penalizar depósitos seguros. Tudo isto misturado, vem de novo ao de cima que a fragilidade do sistema bancário continua a perturbar toda a estabilidade possível da zona euro. Cai por isso por terra a peregrina ideia de que será o pacto orçamental a assegurar a ambicionada estabilidade que a fragilidade bancária teima em contrariar.

Sem comentários:

Enviar um comentário