sexta-feira, 22 de março de 2013

LIÇÕES DA HISTÓRIA



Há dias fiz aqui referência à conferência que se realizará na Universidade de Berkeley no mês de abril de 2013 sobre o Futuro do Euro. A projeção que Bradford DeLong fez há dias da conferência vale a pena ser registada para memória futura, pois o economista americano lança para o debate os ensinamentos que considera relevantes e que podem ser retirados do período entre as duas guerras. Ei-los:

  • “Para que a economia mundial tenha prosperidade, o ajustamento dos desequilíbrios macroeconómicos deve ser levado a cabo simultaneamente por economias superavitárias e deficitárias e não apenas por estas últimas;

  • Para que a economia mundial possa ser bem sucedida em evitar ou limitar os efeitos das crises, um sistema bancário integrado exige um regulador e um supervisor bancário também integrado;

  • Para que as crises sejam geridas com êxito, o emprestador de última instância deve ser verdadeiramente um emprestador de última instância: deve criar os ativos que o mercado considere mais seguros para a economia e deve poder fazê-lo na quantidade que o mercado exigir;

  • Para que uma qualquer união monetária ou sistema de taxas de câmbio fixas maior que uma área monetária ótima possa sobreviver, ela deve ter capacidade para assumir transferências fiscais de larga escala de modo a compensar os movimentos da taxa de câmbio necessários para assegurar as variações dos termos de troca inter-regionais que afinal proíbe”.

Mesmo um cidadão que apenas priva com estas matérias pelos jornais diários ou pela televisão intui que estes ensinamentos se ajustam como uma luva à intervenção que a situação atual da zona euro exigiria.
É por todas estas razões que é criminoso afastar da formação básica em economia a história económica como alguns ignorantes empertigados teimam por aí instalar. “History matters”. É a melhor forma de combater o branqueamento da ignorância que grassa por aí.
Uma sugestão de leitura para completar a sintese de DeLong: Harold James  - "The Creation and Destruction of Value", Harvard University Press.

Sem comentários:

Enviar um comentário