segunda-feira, 4 de março de 2013

DESREGRADOS

 
Vários motivos de interesse na entrevista de João Salgueiro ao suplemento “Dinheiro Vivo” do JN do último sábado. Não obstante a infelicidade de um título que a enquadra (acima) em que, como quase sempre nos presentes tempos, o espalhafato predomina sobre o verdadeiro sentido das afirmações: que, não sendo a opção desejável, “é preciso ocupar as pessoas até o país recuperar e criar emprego”.
 
Todos temos as nossas histórias e manias, cada um as suas muito próprias. O modo como a entrevista termina trouxe-me à memória um episódio que nos envolveu a ambos e em que ressaltou a lucidez e a retidão do então presidente da CGD. Precisamente na matéria (private equity, capital de risco) a que assim se refere: “Lembro-me de quando se criaram vinte e tal sociedades de capital de risco e os empresários chegavam a dizer que não queriam porque era mais caro do que o crédito. E é, quando corre bem, é mais caro do que o crédito porque tem de pagar os insucessos. Essas são as regras do jogo.”
 
Pois é, regras: não é apenas isso, mas é também isso. E a dedicatória fica à gananciosa atenção de alguns “figurões” feitos moralistas da nossa praça…

 

Sem comentários:

Enviar um comentário