segunda-feira, 25 de março de 2013

CASUALIDADES E ENCADEAMENTOS NOTICIOSOS


Antes leal a Vale, agora leal a Coelho, a atual vice-presidente do PSD mostrou esta semana a sua mais veemente indignação: “Não podemos pactuar com este desvio da rota democrática, não podemos pactuar com esta dissensão do PS da responsabilidade que lhe incumbe como maior partido da oposição. Basta de brincar com Portugal, basta de utilizar instrumentos sérios da democracia para chicana política, para promover instabilidade política.”

 
Teresa parece começar a temer o pior. Para quem nunca tenha percebido porque um diplomata abandona uma embaixada importante (Estocolmo) a troco de uma repetida e repetitiva incursão política, saiba-se que o chefe de gabinete de Passos (Francisco Ribeiro de Menezes, na foto por trás de Portas no primeiro Conselho de Ministros deste XIX Governo Constitucional) é o marido que tão afanosamente ajudou a colocar por perto dos cordelinhos do poder executivo.

 
E para quem não o recordar, diga-se ainda que Menezes fez a sua formação profissional em governos socráticos, com destaque para a chefia de gabinete do MNE Luís Amado. Sim, o mesmo que este fim de semana, já após a decisão do PS de apresentar uma moção de censura ao Governo, veio confirmar o seu inequívoco alinhamento partidário e o seu perfeito sentido de oportunidade – como já fizera a propósito da guerra do Iraque ou, enquanto ministro, em relação à necessidade de um governo de coligação maioritário, à defesa de um teto constitucional para a dívida pública ou à explicitação de que Sócrates se deslocara ao Qatar para vender dívida nacional –, declarando-se adepto da estabilidade governativa e da continuidade de Gaspar. Assim: “Acho que há duas condições absolutamente indispensáveis: primeiro, garantir condições de estabilidade política para o país, para haver estabilidade política a primeira condição é haver estabilidade governativa, e a estabilidade governativa é conseguida pela maioria do governo. Segundo, se o primeiro-ministro tiver condições para manter a coligação e para manter o governo, não vejo razão para não manter a figura do ministro das Finanças, sendo o ministro das Finanças uma peça fundamental no processo de negociação e de implementação do programa. Apesar de tudo, apesar das dificuldades que o país tem e dos problemas que tem conhecido, o país tem vindo a ganhar credibilidade do ponto de vista externo, tem vindo a baixar consistentemente o financiamento da economia portuguesa, as taxas de juro estão em queda sustentada ao longo de muitos meses. Substitui-lo, este contexto, seria um erro.”

 
Curiosamente, esta posição favorável a uma mera remodelação governamental aproxima-se da veiculada pelo CDS, através de Pires de Lima e Diogo Feio, num exercício de equilibrismo virtuoso que só virá a render se for anunciador de novos tempos. O que parece indicar o pedido deixado por aquele eurodeputado quanto a "uma palavra de apoio" da sua Comissão Política à candidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto.

 
Falando dessas mesmas eleições, Pinto da Costa previu esta semana que a dita campanha não será interessante, tendo em conta o perfil dos candidatos: “Menezes não vai poder dizer nem mal nem bem porque é da mesma cor, laranja, do presidente da Câmara. Por aquilo que li, o grande apoiante de Rui Moreira é o Rui Rio e o Manuel Pizarro é um homem cordato.” Ou seja: longe vão os tempos (na imagem) em que Jorge Nuno via o presidente da Associação Comercial como alguém que “seria um fantástico presidente da Câmara do Porto “, pese embora já à época avisasse de uma condição sine qua non para tal: que a candidatura não viesse a ser patrocinada por Rui Rio, porque, "se assim for, ainda vai parar ao mar".
 
E assim fluem as notícias. Como o pensamento. Partimos de uma atual número 2 do PSD, demos várias voltas e chegamos a um ex-número 2 do PSD. Aquela a ver a vida a andar para trás, este a deixar-se colocar no epicentro da política à portuguesa. Também com o alto patrocínio de Pacheco Pereira – mas isso são contas de outro rosário… 

Sem comentários:

Enviar um comentário